Segunda Guerra Mundial: 10 fatos que podem ser cobrados no ENEM - Notícias Concursos

Segunda Guerra Mundial: 10 fatos que podem ser cobrados no ENEM

Sempre retratada na parte de história do ENEM, a Segunda Guerra Mundial e seus fragmentos podem servir como base para argumentação na redação

Depois de elencarmos os principais temas sobre a Primeira Guerra Mundial que podem cair no ENEM, vamos abordar os fatos mais importantes que precisam ser estudados sobre a segunda grande guerra.

É, talvez, a guerra mais retratada nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio, por ser a de maior proporção da história recente do mundo. Difícil não ser lembrada também por toda a destruição territorial e patrimonial, os discursos de ódio, ataques a minorias, as milhões de mortes e todo o terror causado, sobretudo no Holocausto.

A partir desse evento global ocorreram diversas mudanças na política, economia, ciência, educação, segurança, saúde e na sociedade de modo geral.

Sempre retratada na parte de história do ENEM, a Segunda Guerra Mundial e seus fragmentos podem servir como base para argumentação na redação.

Selecionamos 10 questões que você deve estudar para se dar bem na avaliação.

1 – Alemanha e o ódio ao Tratado de Versalhes

Com o fim da Primeira Guerra, em 1919, foi assinado o tratado de Versalhes na França, que exigia que a Alemanha assumisse total responsabilidade pela guerra.

Nessa época, a Alemanha encontrava-se afundada numa crise econômica, política e social, e com todas as exigências do tratado não resistiu e literalmente “quebrou”.

2 – Ascensão de Hitler

Com o povo alemão insatisfeito e revoltado com o Tratado de Versalhes, foi possível a ascensão de Adolf Hitler. O austríaco tinha como plano unir todo o povo germânico no “Grande Reich”. Esse planejamento já estava todo descrito em seu livro “Minha Luta”.

3 – O começo do Caos

Os alemães (já liderados por Hitler) e os italianos (liderados por Benito Mussolini) começam a se rebelar:

  • Em 1934, a Alemanha volta a se rearmar (Desrespeitando o Tratado de Versalhes)
  • Em 1935, Mussolini (líder fascista italiano) invade a Etiópia e deixa a Liga das Nações
  • Em 1938, a Alemanha invade a Áustria e a Checoslováquia
  • Em setembro de 1938, Hitler invade a Polônia. Era o começo da Segunda Guerra Mundial.

4 – Aliados x Eixo

Com a invasão alemã à Polônia, Grã-Bretanha e França declaram guerra à Alemanha. Podemos dividir as alianças da Segunda Guerra Mundial entre Aliados e o Eixo.

  • Aliados – Grã-Bretanha, França, URSS, EUA
  • Eixo – Alemanha, Itália e Japão

5 – Início avassalador do Eixo

Em 1940, a Alemanha invadiu a Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica e a França. Essa expansão rápida foi devido à tática de guerra conhecida como Blitzkrieg.

6 – A entrada dos EUA e URSS na Guerra

Em Junho de 1941, a Alemanha Nazista invade a URSS e os japoneses atacam a base americana de Pearl Harbor. Com isso, URSS e EUA entram na guerra.

7 – O começo do fim

Com a entrada das superpotências na Segunda Guerra Mundial, o jogo começa a virar e isso fica claro em 1942, na Batalha de Stalingrado, quando os soviéticos venceram os nazistas.

Outra acontecimento importante foi o famoso “Dia D”, em 1944, quando as tropas Aliadas chegam à Normandia, libertando a França. E por fim, em maio de 1945 as tropas Aliadas chegam à Alemanha.

8 – Participação do Brasil

A FEB (Força Expedicionária Brasileira) enviou 25 mil soldados para lutar para a Itália ao lado das Tropas Aliadas.

O Brasil foi o único país da América latina a enviar tropas para combater na Segunda Guerra Mundial.

9 – O fim da Segunda Guerra Mundial

Com a Alemanha e a Itália derrotadas, restaram os japoneses, que resistiam ao fim da guerra.

Os EUA explodem duas bombas atômicas no Japão, em Hiroshima e em Nagasaki. Com isso, o imperador japonês Hirohito rende-se e põe fim à Segunda Guerra mundial.

10 – Consequências da Segunda Guerra Mundial

Estima-se que ao menos de 50 a 80 milhões de pessoas morreram. Seis milhões de judeus executados em decorrência do Holocausto.

Em 1947, o professor sueco Karl Gunnar calculou os danos materiais entre 100 e 200 bilhões de dólares. Recentemente, dois historiadores alemães trouxeram a conta para números atuais, estimados em 7,5 trilhões de euros.


A partir desses 10 fatos você pode ter uma boa base sobre a Segunda Guerra Mundial. Reforce seus conhecimentos para conquistar uma boa nota no ENEM!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?