A prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das etapas mais temidas pelos estudantes. Isso se dá pelo alto nível de exigência do exame. No entanto, a correção da prova causa muita polêmica e há até quem entre na justiça para questionar a avaliação. Desse modo, para evitar esses problemas, o Ministério da Educação (MEC) adota critérios muito rigorosos de correção todos os anos.
Refletir sobre esses critérios e conhecer o processo de correção da redação pode ser de grande valia para adequar da melhor forma o seu texto ao que é efetivamente avaliado de acordo com as especificações do MEC.
Por esse motivo, apresentamos abaixo como se dá o processo de correção da prova, continue a leitura e confira!
Como é o processo de correção da Redação do Enem?
Primeiramente, é preciso ter em mente que antes mesmo da aplicação das provas do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza uma seleção de avaliadores.
Para ser avaliador da redação do Enem, é preciso comprovar formação na área de Letras. Além disso, o avaliador não pode ter grau de parentesco com nenhum participante, além de outros pré-requisitos. O processo seletivo conta com algumas etapas, duas delas são eliminatórias. Além disso, os avaliadores passam por um curso de capacitação.
A correção das provas é sigilosa. Desse modo, os avaliadores recebem o texto sem qualquer identificação e o processo de correção se dá por uma plataforma on-line. Cada redação passa por dois avaliadores e de ambas as notas é feita a média aritmética.
Caso haja divergência nas notas, seja por critério ou seja a nota final, a redação passa por um terceiro avaliador.
Critérios
Os critérios de avaliação são dispostos em cinco competências pelo Inep, essas competências são de conhecimento geral. O Inep, inclusive, já disponibilizou um material detalhado quanto às cinco competências para os participantes do Enem.
As cinco competências fazem diferentes exigências e a nota para cada uma vai de 0 a 200, já que a nota máxima da redação é de 1000 pontos.
Resumidamente, as cinco competências exigem:
- I – Demonstrar o domínio da norma padrão da língua portuguesa;
- II – Compreender o tema da proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas
- III – Selecionar e e organizar as informações no texto;
- IV – Demonstrar conhecimento da língua na argumentação do texto;
- V – Elaborar uma proposta de intervenção, com solução para os problemas abordados.
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