Estudantes interessados em ganhar isenção no processo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisam se apressar. Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para a solicitação do benefício. Também acaba hoje o prazo para a apresentação da justificativa da ausência na prova de 2022, para os alunos que ganharam a isenção, mas não realizaram o exame.
Segundo as informações oficiais, o prazo termina oficialmente às 23h59. De todo modo, a dica é não deixar para realizar a solicitação nas últimas horas, já que existe a possibilidade de congestionamento do sistema, o que pode fazer com que o cidadão termine o dia sem conseguir realizar o pedido oficialmente.
Quem pode solicitar?
Mas afinal de contas, quem são as pessoas que podem solicitar a isenção da inscrição no Enem 2023? Abaixo, listamos os grupos que podem realizar o pedido:
- Pessoas que estudaram todo o ensino médio em escola pública;
- Pessoas que estão no último ano do ensino médio em escola pública;
- Pessoas que estão no ensino médio na rede privada na condição de bolsistas, desde que tenham renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 1.980;
- Pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social com inscrição ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal.
Cidadãos que estão no Cadúnico e ganharam a isenção no ano passado, mas faltaram o exame precisam enviar a justificativa até o final do dia de hoje. Caso contrário, elas não poderão entrar no sistema de gratuidade novamente.
“Caso não apresente justificativa ou ela seja recusada, o estudante terá que pagar a taxa de inscrição. O resultado da análise das justificativas sairá no dia 8 de maio”, disse o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Como solicitar a isenção?
Se você faz parte do grupo de pessoas que estão aptas ao processo de isenção, saiba que é importante fazer a solicitação. Não existe ganho automático da gratuidade. O Inep precisa entender que o aluno está interessado no benefício.
Neste sentido, basta acessar a página do participante no sistema do Inep. Dentro do site, é importante informar o seu CPF, a data de nascimento, o seu melhor e-mail e também um número de telefone que esteja válido.
Consegui a isenção. Preciso me inscrever no Enem?
Sim. Mesmo as pessoas que conseguirem a isenção na taxa de inscrição do Enem precisam realizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. Este é um ponto importante, porque todos os anos alguns alunos esquecem de realizar o procedimento e podem acabar sem ter o direito de fazer a prova.
Em 2023, as inscrições devem acontecer entre os dias 5 e 16 de junho. Já os exames estão marcados para os dias 5 e 12 de novembro. São dois finais de semana seguidos, como vinha acontecendo nos anos anteriores.
O Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma espécie de prova usada pela grande maioria dos institutos de ensino superior como base para o processo de seleção de universitários.
A prova foi oficialmente criada em 1998 com o objetivo de medir o desempenho dos alunos que estavam concluindo o ensino médio. A partir do ano de 2004, o exame passou a ser usado como base para seleção do ensino superior.
Hoje, o Enem é considerado o segundo maior vestibular do mundo em número de inscritos, atrás apenas do Gão Kão, realizado todos os anos na China. No Brasil, a prova é de responsabilidade do Ministério da Educação.
Boas notas no Enem podem ser decisivas não apenas para os alunos que desejam entrar em uma faculdade, mas também para aqueles que querem ganhar alguma bolsa em instituições privadas, seja por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou do Programa Universidade Para Todos (Prouni).