Enem: Inep divulga versão atualizada do Guia do Participante

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou ontem, dia 8 de outubro, uma versão atualizada do Guia do Participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento está disponível no site do Inep.

Por meio do Guia, a autarquia do Ministério da Educação (MEC) explica aos participantes a metodologia de TRI (Teoria de Resposta ao Item), que é usada para a correção das provas objetivas do exame. Além disso, o material explica também o processo de criação das questões.

Assim, o Guia é composto por seis seções. São elas: “Calculando a nota”, “Entendendo outros aspectos do modelo de TRI”, “Procedimentos de correção”, “Processo de criação das questões”, “Principais dúvidas sobre a nota do Enem” e “Entendendo tecnicamente a nota da TRI”.

O TRI é um método de correção que visa identificar se o candidato tem conhecimento para responder as questões ou se “chutou” as respostas. As questões são classificadas em fácil, médio ou difícil. Caso o candidato erre muitas questões classificadas como fáceis e acerte questões difíceis, a ferramenta entenderá que houve “chute”. Por isso, a nota final será menor. 

Desse modo, é possível que os candidatos acertem o mesmo número de questões e ainda assim recebam notas diferentes.

Provas do Enem 2021

De acordo com o Inep, os candidatos que se inscreveram no período regular de inscrição realizarão as provas nos dias 21 e 28 de novembro.

No entanto, os que realizaram a inscrição entre os dias 14 e 26 de setembro, apenas após a reabertura das inscrições por determinação do SFT, farão as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data de aplicação das provas do Enem PPL.

Confira mais detalhes sobre o Enem 2021 no edital.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFJF divulgou as notas dos módulos I e II do Pism 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.