Enem: Erros que podem comprometer seu desempenho

Na reta final para o Enem, é normal que os estudantes relatem nervosismo e preocupação. Esses sentimentos são resultado de uma forte pressão e também de muitas noites em meio aos livros. Além disso, há algumas atitudes que podem elevar ainda mais o grau de ansiedade, a ponto de afetar a saúde mental e física do candidato.

Depois de tantos meses de rotina exaustiva, agora, talvez seja o momento de agir com mais calma e cautela. Essa é uma excelente estratégia para garantir o bom desempenho na prova. Veja agora algumas atitudes que devem ser evitadas.

Exagero

Se sobrecarregar com conteúdos nas últimas semanas não é uma decisão recomendável. O cérebro precisa de tempo e descanso para processar e fixar informações permanentemente. Por isso, a dica é reservar os dias que antecedem a prova para momentos de lazer e relaxamento. Estudar por horas ininterruptas pode exaurir o cérebro e resultar num branco ou apagão.

Não praticar os exercícios

Treinar é fundamental para se familiarizar com as questões e otimizar o tempo de prova. Por isso, não deixe os exercícios de lado. A teoria é muito importante, mas é necessário também praticar para absorver os assuntos.

Negligenciar a redação

A nota da redação faz toda a diferença no resultado final e costuma ser decisiva para a aprovação de um candidato. Reserve tempo para se dedicar à escrita e revisão de redações pois, quanto mais treinar, mais fácil será conseguir um bom desempenho.

Falta de segurança

Apesar de ser um sentimento comum, ficar demasiadamente inseguro pode abalar o psicológico e colocar em risco todo o conteúdo que você demorou meses para internalizar. Então, se esforce para manter a calma e guiar o processo com tranquilidade.

Leia ainda Educação: MEC abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.