Enem: Entenda o que é fissão nuclear

A fissão nuclear foi descoberta em 1939, por Otto Hahn (1879 – 1968) e Fritz Strassmann (1902 – 1980). O processo se dá por meio da divisão do núcleo atômico inconsistente em outros mais estáveis. 

A saber, ele ocorre por conta da incidência do nêutron sobre o núcleo atômico. A partir daí ele acaba se partindo em dois, devido o bombeamento de forma rápida, em um núcleo fissionável. 

Por conseguinte, há o surgimento de dois núcleos que liberam até três nêutrons e uma enorme quantidade de energia. 

A liberação de nêutrons pode chegar a outros núcleos, criando novos nêutrons. Em decorrência disso, inicia-se uma reação em cadeia, isto é, um processo ininterrupto que libera grandes quantidades de energia nuclear. 

Trata-se de um tema que poderá aparecer em questões de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, veja!

Fissão Nuclear – Aplicações

A fissão nuclear se aplica em diversos processos e em diversas áreas, como a medicina e a indústria bélica. Veja exemplos:

  • Medicina: A radioatividade é resultado da fissão nuclear. Através dela é possível tirar um raio-x e auxiliar no tratamento de cânceres através da radioterapia. 
  • Produção de energia: Através da fissão nuclear é produzida a energia nuclear. É uma das formas para se obter energia limpa, menos poluente, pois não emite gases. Os reatores nucleares controlam o processo de fissão desacelerando a ação dos nêutrons para que não aconteça uma explosão. 
  • Bombas atômicas: As bombas atômicas são resultado da fusão e fissão nucleares. Elas possuem um enorme poder de destruição. 

Contudo, a energia produzida nas usinas nucleares, geram um problema, o lixo nuclear, tal qual quando descartado de maneira incorreta, trará danos irreversíveis ao meio ambiente. 

Compreende-se então que o principal risco da fissão nuclear, é que ocorra algum acidente com o material radioativo. Podendo levar ao surgimento de diversas doenças ou até mesmo a morte. 

Dessa forma, podemos citar o grave acidente de Chernobyl em 1986 que causou uma gigantesca liberação de resíduos nucleares. 

Fissão x Fusão Nuclear

A diferença entre os dois processos são:

Fissão Nuclear: Consiste na divisão dos átomos 

Fusão Nuclear: A fusão, faz a junção de dois ou mais átomos. É um processo mais intenso, e através da fusão nuclear que criou-se a bomba mais destrutiva do mundo, a bomba de hidrogênio.

Vale dizer, que o processo da fissão pode ter controle. Mas o mesmo não se pode dizer da fusão nuclear.

Leia também – Energia Nuclear: Conheça vantagens e desvantagens

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.