ENEM e vestibulares: como usar repertório na redação?

Todos nós sabemos que a redação é um dos elementos mais importantes de uma grande variedade de provas, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

A pontuação obtida na prova de redação poderá impactar significativamente a nota final do candidato no exame e, até mesmo, a sua aprovação ou não em um vestibular.

Uma boa redação é aquela em que o autor é capaz de sustentar os próprios argumentos com citações de autoridades e de especialistas, dados estatísticos ou fatos históricos: os repertórios.

Porém, nem sempre é simples entender como inserir essas informações dentro do seu texto. Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje separou algumas dicas que irão te ajudar a entender como você pode usar repertório na redação. Vamos conferir!

Como incluir um repertório na redação?

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que qualquer tipo de repertório usado deve estar relacionado ao tema da sua redação. Se o seu repertório não estiver de acordo com a linha temática proposta, a sua nota poderá ser prejudicada.

Existem três formas principais de incluir repertórios variados na sua redação, confira:

Repertório em forma de fatos históricos

Os fatos históricos podem ser usados como repertório na sua redação dos vestibulares ou ENEM. Se o tema da sua redação fizer referência a um tema da área da saúde, você pode citar a Revolta da Vacina, evento marcante da história do Brasil.

Assim, é importante que você memorize alguns eventos marcantes da história para usar como repertórios na sua redação quando necessário. 

Repertório em forma de dados estatísticos

Você também pode usar dados estatísticos como repertório para sustentar os seus argumentos em um texto. Esses dados podem ser memorizados ou podem ser retirados dos textos de apoio fornecidos pela prova de redação.

Repertório em forma de citações

Uma maneira muito efetiva de não correr o risco de não ter um repertório em mente no momento de composição do seu texto durante a prova é memorizar citações.

Afinal, existem centenas de temas que podem ser cobrados no ENEM e nos vestibulares e é impossível guardar um repertório para cada possível redação. Assim, procure memorizar alguns repertórios que podem ser usados em diversos temas.

Procure memorizar algumas citações de intelectuais de renome e que podem ser usadas em vários temas de redação. Dentre os principais e mais usados, podemos citar: Platão, Locke, Hobbes, Kant, etc.

Dicas: como incluir repertório na sua redação de forma eficiente?

Quando você quiser usar um repertório para sustentar um argumento do seu texto, reflita sobre como o seu repertório pode ser incluído naquele contexto. Crie conexões entre o tema abordado e os exemplos que possam enriquecer seu argumento e fortalecer a sua tese. Lembre-se de que a inserção do repertório deve acontecer de forma natural e a informação incluída deve ser relevante para a discussão proposta pela banca examinadora.

Tenha em mente também que você deve usar os seus repertórios de forma estratégica para que a sua redação se destaque aos olhos do corretor. Dessa forma, evite deixar os repertórios para o parágrafo de conclusão. É mais interessante, por exemplo, começar o seu texto com um repertório criativo logo no parágrafo de introdução. Mas, não deixe também de inserir um repertório em cada parágrafo de desenvolvimento do seu texto.

Por fim, não exagere na quantidade de repertórios utilizados: é importante usar repertórios no seu texto, mas eles não devem sobrecarregar o texto com uma quantidade excessiva de informações.

Dessa forma, escolha cautelosamente as referências e exemplos mais relevantes para fortalecer seus argumentos. Tenha em mente que o objetivo é demonstrar conhecimento e embasar sua posição, não sobrecarregar o texto com um excesso de informações que possam confundir ou prejudicar a clareza da sua redação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.