Prouni: Como fazer a transferência de curso sem perder a bolsa

Uma dúvida que muitos estudantes têm é sobre a possibilidade de transferência de curso sendo beneficiado pelo Prouni (Programa Universidade para Todos).

Afinal, como se trata do principal programa voltado para ingresso ao ensino superior, sempre surgem questionamentos referentes.

Muitas vezes, estudantes se candidatam para uma vaga específica, mas ao terem contato com o curso se arrependem. É comum enxergar que não era aquilo mesmo que imaginavam sobre o cronograma de aulas. Assim como é normal perceber que não é a carreira para seguir a vida toda.

Sendo assim, pode surgir a necessidade de trocar de curso. Em qualquer faculdade isso é possível. Mas quando se faz parte do Prouni as regras apresentam novidades.

O que fazer para trocar de curso

Você sendo um bolsista Prouni pode realizar a transferência de curso desde que essa nova opção seja da mesma área. Por exemplo: de Jornalismo para Publicidade e Propaganda, ambos de comunicação social.

O curso para o qual você deseja ir pode ser na mesma instituição de ensino ou em outra. E quando é outra, as duas faculdades precisam estar de acordo com o seu requerimento, bem como com os seus documentos. Além disso, a nova faculdade precisa estar credenciada ao Prouni.

É dever também da instituição estar aberta para você realizar essa requisição. E depois que você a fizer, o Termo de Transferência do Usufruto da Bolsa será emitido, garantindo que o processo deu certo. O MEC não interfere nesse trâmite.

A cobrança de taxas para realizar essa transferência de curso é ilegal.

Quando a transferência de curso não é possível

Há alguns casos em que a transferência de curso do Prouni não pode ser realizada.

Um deles é a mudança de bolsa parcial (50%) para uma bolsa integral (100%) sem que você tenha realizado o Prouni novamente e feito esse requerimento na instituição.

Também não é permitida a transferência de curso quando você já o tiver cursado praticamente todos os semestres ou até mais do que são necessários para concluí-lo.

Quando a bolsa foi concedida por decisão judicial não dá permissão para troca de curso.

Outro caso é a transferência de uma faculdade particular para uma pública, tipo de instituição que não faz parte do Prouni. Nessa situação o estudante tem a bolsa cancelada assim que sua matrícula na outra universidade for efetivada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.