Hiroshima e Nagasaki: 3 filmes para entender os bombardeios

O Japão sofreu com bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, os dois maiores bombardeios foram o de Hiroshima e Nagasaki em 1945 deixando milhares de pessoas mortas e um enorme rastro de destruição. 

O poder da bomba atômica dos americanos assustaram o mundo pelo seu poder de destruição. No entanto, ao longo dos anos seguintes diversas nações se armaram nuclearmente. 

Vale ressaltar que o ataque a Hiroshima e Nagasaki foi fundamental para a rendição dos japoneses na Segunda Guerra. 

A saber, além das mortes causadas no momento da explosão, milhares de pessoas foram contaminadas, feridas e cegas por conta de uma chuva negra que contaminou a água e o solo. 

Além disso, diversas doenças como o câncer, depressão, problemas genéticos, deformações físicas, esterilidade, entre outras doenças assolaram a população japonesa após a explosão das bombas. 

Ademais, por conta do acontecimento histórico, selecionamos uma lista com filmes que abordam as explosões em Hiroshima e Nagasaki. 

Vale destacar que estudar por filmes e documentários tornou-se uma forma de preparação para o Enem e diversos vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas, veja!

Dicas de filmes sobre Hiroshima e Nagasaki

Selecionamos diversos filmes e documentários que abordam as trágicas explosões em Hiroshima e Nagasaki, veja abaixo!

Hiroshima: O dia seguinte

O documentário mostra o que aconteceu nas 24 horas após a explosão na cidade de Hiroshima, no Japão. O filme apresenta diversos pontos de vista sobre a explosão e o testemunho daqueles que a bomba devastou a vida. 

Além disso, mostra os sobreviventes e o relatório da equipe científica e militar que foi até a cidade de Hiroshima analisar o potencial de destruição em massa da nova bomba. 

Rapsódia em agosto 

O filme conta a história de uma mulher idosa que mora na cidade de Nagasaki no Japão e cuida de seus quatro netos durante as férias. 

Desse modo, eles acabam aprendendo sobre a bomba atômica que assolou a cidade em 1945 e como o avô deles acabou morto pelo evento. 

A obra retrata três gerações afetadas pela terrível explosão que matou milhares de japoneses. 

Luz Branca/Chuva Negra: A destruição de Hiroshima e Nagasaki

O documentário mostra memórias dos sobreviventes do ataque a Hiroshima e Nagasaki, por meio de vídeos da época que explicam a situação japonesa. 

Além disso, os sobreviventes são chamados de “hibakusha” e alguns deles contam relatos surpreendentes e emocionantes do ocorrido, após conseguirem superar esse ataque nuclear. 

E então, gostou das dicas de filmes e docs sobre Hiroshima e Nagasaki?

Não deixe de ler também – História: Consequências da Segunda Guerra Mundial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.