Blocos Econômicos: Entenda como eles funcionam

Os blocos econômicos são constituídos como uma espécie de organização comercial e política entre nações que compartilham coisas e ideais em comum como fronteiras e herança cultural. 

A saber, o principal objetivo dos blocos econômicos é o fim das barreiras alfandegárias entre as nações que fazem parte da organização. 

Desse modo, através de acordos serão fixados produtos que não estarão sujeitos a tarifas alfandegárias, entre os países pertencentes ao bloco. Além disso, nesse tratado será fixado regras de origem, ou seja, critérios que determinam o que faz um produto ser daquela nação. 

Ademais, o acordo também fixa um calendário para reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias. 

Blocos econômicos poderão aparecer em provas de vestibulares, concursos públicos e no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Exemplos de Blocos Econômicos

Veja abaixo alguns tipos e exemplos de blocos econômicos presentes em vários países do mundo.

Zona de Livre Comércio

Esse modelo de bloco econômico estabelece um tratado que contempla o fim das taxas alfandegárias entre os países do bloco. 

Ou seja, se um país exporta um material por 5.000 reais e o país que irá receber a mercadoria cobrar 10% de impostos, o valor final do material será 5.500 reais. 

Contudo, em uma Zona de Livre Comércio não há impostos alfandegários e o material será vendido pelo valor inicial, ou seja, 5.000 reais. 

Podemos citar como exemplos de Zona de Livre Comércio

  • Mercado Único Europeu 
  • Área de Livre Comércio Africana 
  • Acordo entre EUA, México e Canadá. 

União Aduaneira

Parecida com a Zona de Livre Comércio, a União Aduaneira também promove o fim das taxas alfandegárias entre as nações, inclusive produtos agrícolas. 

Além disso, possui a mesma TEC “Tarifa Externa Comum” para as nações que não pertencem a este acordo, algo que não ocorre na Zona de Livre Comércio. 

Podemos citar como exemplo de União Aduaneira:

  • União Aduaneira Europeia (UAE)
  • União Alfandegária do Sul da África 

Mercado Comum 

Nesse modelo promove-se o livre comércio de bens e serviços, livre circulação de pessoas e capital entre os membros do bloco econômico. 

Ou seja, promove-se a comercialização de produtos entre os países sem a cobrança de taxas alfandegárias, além disso os cidadãos que pertencem ao bloco podem circular livremente entre os países, excluindo a necessidade de visto. 

Podemos citar como exemplos de Mercado Comum:

  • Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)
  • Mercado Comum do Sul (Mercosul)
  • Mercado Comum Centro-Americano (MCCA)

Qual a situação do Brasil?

O Brasil faz parte do Mercosul “Mercado Comum do Sul” que tem como principais países Argentina, Paraguai e Uruguai, além do Brasil claro. 

Vale dizer também que o Brasil também integra algumas associações de cooperação, contudo, não são consideradas blocos econômicos, pois não existe a livre circulação de mercadorias ou tarifas comuns. Todavia, são uma via importante para os negócios dos países membros. 

Desse modo, veja outras associações econômicas que o Brasil faz parte:

  • CPLP “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”
  • G-20 “Grupo dos 20”
  • BRICS Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre blocos econômicos?

Não deixe de ler também – Mercosul: Panorama geral para você estudar já

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.