Enem e vestibular: Fósseis e o processo de fossilização

A fossilização se caracteriza como o processo de transformação de resíduos primitivos. Eles podem derivar de vegetais ou animais. 

Nesse sentido, pode-se entender como fósseis as conchas, os ossos, dentes, troncos, folhas, entre outros. Por conta da existência delas que é possível entender a evolução dos seres na história da Terra. 

A fossilização poderá aparecer em provas de vestibulares, assim como no Enem. Por isso, vale a pena ficar ligado, acompanhe. 

Entenda o processo

O processo natural após a morte consiste na decomposição por conta do alastramento de bactérias e fungos. 

Entretanto, vestígios desses organismos podem continuar no solo por muito tempo. Como por exemplo, através do soterramento dos vestígios que se sedimentam ao longo do tempo, acabando com o processo de decomposição. 

Ao longo milhares de anos, o fóssil que estava embaixo da terra, volta a superfície, servindo como estudo para diversas áreas. 

Tipos de fossilização

A fossilização ocorre de maneira lenta, podendo levar milhares de anos. Ademais, o processo pode envolver diversas questões como por exemplo: clima, agentes físicos e químicos, assim como a morfologia dos seres envolvidos. 

Dessa maneira, dependendo da forma de atuação no organismo após a morte, fator que o transformou em um fóssil, podemos destacar classificar os principais tipos de fossilização em:

  • Mineralização: Acontece por conta da presença de minérios no organismo dos seres, devido a transformação da matéria orgânica por calcário, óxido de silício, entre outros. 
  • Mumificação: Nesse processo mantém-se aos partes duras e moles do organismo. Ela pode ocorrer de algumas maneiras, pode ser através da resina fóssil âmbar, conservando os restos dos seres, ou por decorrência de congelamento. 
  • Restos rígidos: Maneira mais encontrada de fossilização, acontece através do aparecimento das ossadas e partes rígidas dos organismos. 
  • Marcas: São vestígios deixados através de pegadas, rastros, habitações, túneis, entre outros. 
  • Moldagem: Parecido com a mineralização, contudo, nesse processo os seres desaparecem, deixando apenas o molde podendo ser uma estrutura interna ou externa, deixando uma reprodução da parte mais dura. Esse processo é muito comum, e na maioria das vezes a moldagem encontra-se em pedras ou rochas. 

E então, o que achou do tema? Além de super curioso, pode também aparecer em questões de provas diversas. Portanto, vale a pena entender melhor.

Leia também – Geografia: Entenda o que foi a Era Arqueozoica 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.