No período em que as provas vão se aproximando, muitos estudantes acabam sobrecarregados devido o número de informações que precisam processar e a memória pode acabar sendo afetada.
Isso acontece quando se estuda para qualquer avaliação: concursos, Enem, vestibulares, entre outros. Muitas vezes a memória pode falhar e não trazer as informações necessárias.
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta que a revisão 24 horas depois de aprendê-las faz aumentar as chances de lembrá-las a longo prazo.
Desse modo, selecionamos estratégias para melhorar a memória e ajudá-lo na preparação para as avaliações que estão por vir. Acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto!
Dicas e estratégias para melhorar a memória
Selecionamos algumas dicas e estratégias para melhorar a memória e melhorar suas chances nas avaliações, acompanhe!
Classifique informações
Classificar as informações ajuda seu sistema na recuperação de conteúdos já absorvidos.
Dessa maneira, você pode agrupar informações por datas, períodos,, eventos históricos, fórmulas, ou simplesmente separados por matérias.
Revise as disciplinas
Segundo especialistas, é importante revisar cada matéria à medida que avançam no aprendizado.
Sendo assim, procure estudar novamente novas informações no mesmo dia em que as absorveu, justamente para melhorar sua memória. Por isso, faça uma revisão do conteúdo do dia mesmo que de maneira rápida.
Utilize humor ou exagero
As informações permanecem mais tempo na memória quando estão associadas a algo novo e interessante.
Em síntese, estão relacionadas a algo engraçado ou exagerado, combinando com o que precisa ser memorizado.
Explore os sentidos
Busque apreender a informação visual, verbal e cinestésica, e veja qual você se adapta melhor. Vale destacar que alguns seres humanos precisam combinar dois ou mais sentidos para memorizar melhor as informações.
Recursos visuais
Através de desenhos, gráficos, cronogramas, entre outros, você pode ajudar a sua memória.
Além disso, mapas mentais e flashcards são boas opções para essas expressões, para calibrar ainda mais sua memória nos estudos.
Estude em voz alta
De acordo com alguns especialistas, estudar com voz alta poderá ser uma ferramenta poderosa para sua memória. Por isso solte a voz e utilize um gravador para dizer em voz alta o que necessita ser memorizado.
E então, gostou das dicas e estratégias para melhorar sua memória?
Não deixe de ler também – Documentários sobre o consumismo e os impactos da indústria têxtil.