ENEM: Como controlar o tempo de prova?
O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado em dois dias, o primeiro com quatro, o segundo com cinco horas
Será que dá para responder todas as questões com tranquilidade no ENEM? Afinal, são 90 questões em cada dia de prova, totalizando 180, e ainda uma redação de botar medo.
No primeiro dia de exame, são quatro horas e meia para fazer tudo e preencher o gabarito. No segundo, cinco horas e meia, pois adiciona-se uma hora a mais por conta da redação.
Então como controlar esse tempo para conseguir dar conta de todas as questões e ainda escrever um texto nota mil? É possível alcançar esse feito?
Bom, cada um tem um perfil na hora de fazer avaliações do tipo, mas é possível seguir sugestões para tentar se dar bem. Selecionamos algumas delas, acompanhe!
1 – Faça questões mais fáceis primeiro
Essa já é uma dica que sempre sugerimos por aqui. Dedicar-se às questões que são relativamente mais fáceis, as quais você possui mais afinidade, é uma boa estratégia para ganhar tempo.
Assim que você inicia a prova ainda não está com o cérebro acostumado com o fato de ser testado durante todas as horas que seguirão.
Então é o melhor momento para você aproveitar e responder as perguntas mais simples, que são rápidas para pensar e resolver. Dessa forma, garantirá a pontuação nessas questões, e sobrará mais tempo para temas mais complicados.
2 – No segundo dia, comece pela redação
A redação do ENEM acontece no segundo dia de prova. Uma boa otimização de tempo é começar por ela, que geralmente é um uma dissertação-argumentativa.
Faça o texto e posteriormente responda as questões, iniciando pelas mais simples novamente. Depois que preencher o gabarito, revise o seu texto e passe-o a limpo na folha de redação.
3 – Pule o texto e leia a pergunta e as alternativas
Não comece uma questão lendo o texto base. Ele pode ser muito longo e oferecer as informações pertinentes somente em uma pequena parte dele. Então a dica para você otimizar o tempo de prova para dar tempo de fazer todas as 90 questões do dia é partir direto para a pergunta.
Também é interessante ler as alternativas e sublinhar palavras-chave mais importantes para depois voltar ao texto e conseguir avaliar o que realmente é válido para responder a questão.
Uma dica final é praticar, hein? Não deixe de treinar bastante fazendo simulados e redações. Tudo é válido para saber em quanto tempo você responde questões e faz o texto.
Leia também: Redação do Enem: Dicas de como usar as palavras para enriquecer sua redação