As fontes de energia não renováveis são obtidas através de materiais findáveis na natureza. Por conta disso, acabam causando diversos impactos ambientais severos.
Possuem origem orgânica, vegetal ou animal, sendo uma fonte limitada de energia e podem demorar até milhões de anos para se formar na natureza.
Mesmo que apresentem enormes quantidades, elas podem acabar e não são obtidas facilmente, tendo em vista que as reservas são limitadas.
Exemplos fontes de energia não renováveis
Vamos citar as principais fontes de energia não renováveis, veja:
Combustíveis Fósseis
São derivados de restos orgânicos, ou seja, animais e plantas que durante um longo período de tempo foram se acumulando na crosta terrestre. Podemos citar o petróleo, carvão mineral, xisto, entre outros.
No entanto, a queima de combustíveis fósseis influencia diretamente no aumento do efeito estufa e do aquecimento global, devido a liberação de gases prejudiciais.
Em decorrência disso, são desencadeados diversos problemas ambientais, assim como ocorrem as mudanças climáticas. Entretanto, mesmo sendo um material poluente é a fonte mais utilizada na geração de energia, sobretudo o petróleo.
Combustíveis Nucleares
Trata-se de um tipo de energia não renovável de alta periculosidade, pois pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente.
Ela é obtida através de elementos radioativos e da fissão do átomo do urânio. Possui um alto custo para ser produzida, assim como possui um sistema altamente complexo.
Vantagens e Desvantagens
Selecionamos as vantagens e desvantagens da utilização de fontes de energia não renováveis, acompanhe.
Vantagens
Podemos citar como vantagens o seu baixo custo durante a implementação, manutenção e transporte. Além disso, possuem um ótimo rendimento energético em comparação com fontes renováveis.
A saber, elas fazem parte da produção de energia de diversos países, corroborando para a geração de emprego, principalmente em países subdesenvolvidos.
Desvantagens
As desvantagens estão principalmente ligadas ao impacto ambiental avassalador. Tendo como consequências o aquecimento global, chuva ácida, esgotamento das fontes, impacto direto na fauna e flora de determinadas regiões, entre outros.
Os gases provenientes da queima de combustíveis fósseis poluem o meio ambiente, aumentando o efeito estudo e o aquecimento global.
Além disso, acidentes ocasionados por acidentes nucleares, podem atingir em cheio o meio ambiente podendo poluir um ecossistema para sempre, além de colocar em risco a vida da população que mora próxima às usinas nucleares por exemplo.