Enem: confira nossas dicas para ir bem na prova de história

São diversos assuntos a serem estudados. Fique atento

Quem deseja ingressar em uma universidade deve se preparar e se dedicar de uma maneira eficiente, motivado a alcançar seus objetivos. A princípio, são muitos conteúdos a serem assimilados e o estudante que se prepara corretamente, tem uma maior vantagem frente a seus concorrentes. Por essa razão, trataremos a seguir sobre a prova de história.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos mais importantes do país com milhões de participantes todos os anos.Para ir bem na avaliação e conquistar sua vaga, é preciso ter uma boa preparação, disciplina e foco. Ademais, a prova envolve matérias variadas e é necessário articular os conteúdos interdisciplinares.

A avaliação de história, cobrada na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, é uma das mais cansativas, pois envolve a leitura, a interpretação de textos e imagens, além de um maior conhecimento acerca de acontecimentos históricos. Todavia, para ir bem, o estudante precisa ter noções sobre a história do Brasil e Geral.

Aliás, o Enem também cobra do estudante a sua capacidade de entender os eventos históricos, comparando diversos períodos. É preciso saber como interpretar os textos e enunciados das questões. Veremos abaixo algumas dicas e estratégias para você ir bem na prova de história:

1 – Se prepare para uma prova que valoriza o conteúdo

A maioria das questões da prova de história do Enem eram interpretativas, ou seja, elas eram resolvidas a partir de uma interpretação de um texto ou de uma imagem. Atualmente, a avaliação privilegia o aprendizado do conteúdo. Analogamente, é necessário ter uma base sólida de informações a serem estudadas. Fique atento.

2 – Faça uma revisão dos temas que mais caem nas provas

Como o conteúdo de história é bastante vasto. Portanto, se prepare para a prova a partir da revisão do que caiu nas avaliações anteriores. Ao estudar as matérias relacionadas, acabamos por esquecer um pouco de outros assuntos. Dessa maneira, é sempre bom retornar ao conteúdo de forma assimilá-lo melhor.  

3 – Procure relacionar os conteúdos de história

Deve-se relacionar os eventos históricos de modo a obter um cenário mais amplo acerca do assunto. Os acontecimentos podem se diferir em intervalos de tempo, mas deve-se observar a sua correlação. Por exemplo, a primeira e a segunda guerra mundial, que aconteceram em um intervalo de 21 anos.

4 – Busque meios de se informar e se atualizar

Normalmente o estudante que deseja passar na prova do Enem ou faz um cursinho, ou estuda em casa, através de livros. Com a ajuda da tecnologia, ele pode se preparar melhor através de videoaulas, podcasts, simulados e muito mais, utilizando um computador ou um celular.

5 – Faça anotações e resumos

Como a história é uma matéria consistente, com muitos assuntos a serem tratados, o estudante deve ter estratégias que facilitem a absorção do conhecimento. É preciso fazer anotações e um resumo relativo ao conteúdo. Dessa maneira, ficará mais fácil uma consulta posterior ao assunto tratado.

6 – Procure fazer simulados das matérias

A realização de simulados é uma boa oportunidade para se realizar uma auto avaliação, e saber se você está apto a fazer a prova do Enem. Pode-se fazer provas antigas, conhecer como elas são abordadas, e se preparar de acordo com o tempo necessário a se fazer a prova de história. 

O que cai na prova de história do Enem

Brasil Colônia

Nesta parte da avaliação, é preciso ter  conhecimentos sobre economia açucareira, invasão holandesa, ciclo do ouro, escravização indígena, tentativas de independência e rebeliões nativas.

Brasil Império

Nesta parte da avaliação irão cair assuntos como formação nacional, constituição de 1824, guerra da Cisplatina, escravidão, primeiro reinado, independência dos países da América Latina.

Segundo Reinado

Nesta parte da prova, serão testados conhecimentos sobre escravização negra, formação da identidade afro-brasileira, guerra do Paraguai e industrialização do Brasil.

Período Republicano   

Entre os assuntos tratados no período republicano, destacamos a era Vargas, a guerra de Canudos, revolta da vacina, guerra do contestado, semana da arte moderna e estado novo.

Ditadura Militar

Sobre o período, é importante ter conhecimentos do Golpe Militar de 1964, o período da ditadura, a Constituição de 1967 e a redemocratização do Brasil.

Prova de história

Em conclusão, além destes assuntos, deve-se estudar para a prova de história do Enem, a Roma Antiga, o Feudalismo, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial, as Ideologias Políticas, a História da América, a História da África, entre outros.      

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.