Enem: confira a lista dos cursos mais concorridos para o Sisu - Notícias Concursos

Enem: confira a lista dos cursos mais concorridos para o Sisu

Estudantes devem ficar atentos as datas de inscrição

A inscrição para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa nesta quinta-feira (16/02) e vai até o dia 24 de fevereiro. Todavia, o resultado deve sair no dia 28 de fevereiro. Este ano estão disponíveis milhares de vagas para os mais diversos cursos de ensino superior.

Vale ressaltar que o Sisu é o meio de ingresso em uma universidade pública mais utilizado pelos estudantes, em todo o país. Quem fez o Enem e obteve uma boa nota deve buscar maiores informações para que possa concorrer a uma vaga do Sisu. Ele pode escolher o curso, e uma instituição de ensino de sua preferência.

Para concorrer a uma vaga para o Sisu, é preciso observar a nota de corte obtida no Enem, de modo a conquistar uma vaga no curso indicado. Quanto maior for o número de concorrentes, maior deve ser a nota. O estudante também deve obter informações acerca das reservas de vagas e das cotas.

A Gama pré-vestibular fez um estudo no qual buscou informações sobre os cursos mais disputados de estudantes que fizeram o Enem 2022 e se candidataram ao Sisu. Ele considera todas as formas de ingresso. Dessa maneira, é possível para o estudante ter certeza de que sua nota possibilita a entrada na universidade.

Cursos mais concorridos do Sisu

A princípio, segundo o levantamento da Gama pré-vestibular, os cursos com a maior concorrência para estudantes que desejam participar do Sisu este ano, são os relativos à área de saúde, como medicina, biomedicina e enfermagem. Podemos destacar também os cursos de medicina veterinária, agronomia e direito.

Ademais, o estudo aponta que o curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) possui uma nota de corte de 793,90, levando em consideração a Lei de cotas. Em relação ao número de concorrentes para o Sisu, são 243,8 estudantes por vagas. Ao todo são apenas cinco vagas disponíveis.

Um dos cursos mais concorridos para o Sisu este ano é o de Biomedicina, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele possui uma nota de corte de 778,40 e uma concorrência de 248,33 por estudante. Ao todo, a instituição de ensino superior oferece apenas três vagas a todos os alunos.

O curso de direito possui ampla concorrência. A Universidade de Londrina (UEL) possui uma nota de corte de 776,6 e oferece uma vaga para os candidatos. O curso de medicina veterinária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) tem nota de corte de 715,50 e considera a Lei de cotas.

Notas de corte

Ao observar a nota de corte e o número de vagas oferecidas, percebe-se que a grande concorrência de determinados cursos se deve a um conflito que envolve a quantidade de vagas disponíveis para cada formação em específico. Além disso, há a escolha dos estudantes em atuar em uma determinada área.

Em síntese, é preciso observar que existem alguns cursos com mais de 200 candidatos por vaga. Entretanto, da mesma forma, em 2022, mais de 9 mil cursos dispostos no Sisu não tiveram o número de estudantes inscritos suficientes para preencher todas as vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior.

Como se candidatar ao Sisu

Os estudantes de todo o país que fizeram o Enem 2022 e não zeraram a prova de redação podem se candidatar para o Sisu. Neste ano, as inscrições devem ser feitas entre os dias 16 e 24 de fevereiro. Aliás, o ideal é que o estudante não deixe para a última hora, para não perder a oportunidade.

Desse modo, para se inscrever o candidato precisa entrar no site do Sisu, utilizando o login de sua conta no portal.gov.br. Ele deve inserir seu CPF e a senha que criou para o seu cadastro para o Enem. Em seguida, ele precisa escolher até duas opções de cursos, na mesma instituição de ensino ou em universidades diferentes.

Em suma, o estudante pode pesquisar as vagas oferecidas de acordo com o município, instituição de ensino, ou curso. Para participar do Sisu, o candidato deve escolher as vagas de acordo com a ampla concorrência, pela Lei de cotas, ou pelas políticas afirmativas das instituições de ensino superior. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?