Enem: Como evitar o desânimo dos últimos meses de preparação - Notícias Concursos

Enem: Como evitar o desânimo dos últimos meses de preparação

O ano letivo foi atípico para os estudantes brasileiros e isso dificultou ainda mais o processo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após meses de aula remotas,o retorno presencial ainda é incerto.

A isso se soma a chegada dos últimos meses antes do Enem, previsto para janeiro e fevereiro de 2021. É comum que o candidato se sinta desmotivado nesse contexto. Por esse motivo, apresentamos três dicas para você evitar o desânimo dos últimos meses de estudo. 

Relembre seus objetivos dia após dia

Uma das melhores maneiras de evitar o desânimo na última etapa dos estudos é manter o foco nos seus objetivos. Então busque relembrar todos os dias para si mesmo o porquê você precisa estudar e quais metas alcançará ao final do processo. É preciso pensar positivamente e internalizar que por meio dos estudos você alcançará o curso que deseja, por exemplo.

Pratique exercícios físicos

O sedentarismo não é positivo para os estudos em nenhum momento, seja nos primeiros ou nos últimos meses de preparação. Desse modo, evite o máximo ter comportamento sedentário. Ao praticar exercícios físicos, seu corpo libera endorfina. Essa substância natural estimula a sensação de bem-estar, de conforto e melhora estado de humor e alegria. Não é preciso correr uma maratona ou dispensar duas horas diárias para o exercício físico. De acordo com especialistas meia hora diariamente já ajuda o seu desempenho nos estudos.

Se permita descansar

Por fim, lembre-se de que, como qualquer outro ser humano, você precisa descansar. É comum chegar ao estado máximo de estresse em períodos preparatórios para exames como o Enem e demais vestibulares. Nesse sentido, para evitar o estresse e o desânimo, você precisa se permitir momentos de descanso e lazer. Dê prioridade ao seu sono e não deixe de lado a sua diversão. Para se manter bem nos estudos, principalmente na reta final, é preciso cuidar não só da saúde física, mas também da saúde mental.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?