ENEM: 5 Dicas essenciais para quem fará as provas

Avaliações estão marcadas para 21 e 28 de novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está se aproximando e, com ele, muitos jovens conseguem ingressar no ensino superior público ou particular. A quantidade de questões e, sobretudo, o tempo de prova são fatores que influenciam muito no desempenho.

O exame divide-se em duas partes: a primeira, a ser realizada no próximo domingo (21), consiste nas questões de linguagens, ciências humanas e redação; já a segunda, marcada para o outro domingo (28), acontecerão as provas de matemática e ciências da natureza.

A partir de agora, você conhecerá algumas dicas que te ajudarão a se preparar para o ENEM, mostrando o que fazer antes e durante a prova.

Não estude antes da prova

Pode até parecer estranho, mas estudar um dia antes, ou até mesmo algumas horas antes da prova pode prejudicar a sua aquisição de conhecimento. Isso porque sua mente não terá tempo hábil para absorver aquela informação e transformá-la em aprendizado.

Portanto, leia resumos que te ajudem a lembrar dos assuntos já tratados anteriormente no momento em que você estava estudando. É bem provável que você já tenha aprendido tudo o que precisa e, novas ideias, podem causar confusão com o que você já sabe.

Vista uma roupa confortável

O ponto-chave dessa dica é evitar que você se distraia durante a prova por se sentir desconfortável com a roupa que está vestindo. Dessa forma, procure escolher roupas que você tenha certeza que não te causam incômodos.

Por exemplo, roupas que possuem joias ou são feitas de materiais barulhentos podem causar distrações ao ficar batendo umas nas outras. Assim, vista-se da maneira mais básica possível e não esqueça de levar um casaco para caso você sinta frio na sala.

Alimente-se bem antes do ENEM

É fato que uma boa alimentação traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. No dia da prova do ENEM, não pode ser diferente. Tome um café da manhã reforçado, porém equilibrado. Isso garantirá que você não perca as energias nem passe fome na prova.

Além disso, a alimentação durante a prova também é importante. Comer biscoitos do tipo salgadinho que possuem um cheiro forte podem acabar prejudicando você e outros candidatos. 

Portanto, no dia da prova leve apenas água e chocolate. O chocolate traz uma sensação de alívio instantâneo para situações de tensão, como é o caso do ENEM. Juntamente com isso, a água te deixará hidratado. Mas tenha cuidado para não precisar ir ao banheiro a cada 20 minutos.

Saia mais cedo de casa

Um dos maiores memes que surgem na internet em época de ENEM são os candidatos que chegam atrasados nos dias da prova. A correria, que em muitos casos se tornar perigosa, pode ser evitada se você se programar e sair mais cedo de casa.

Não se torne mais um meme dos atrasados do ENEM. É verdade que imprevistos acontecem, como atrasos no transporte público, carro quebrado, trânsito, e justamente por isso, você deve sair mais cedo do que normalmente faria.

Além de evitar que você chegue atrasado, te permite ter tempo para relaxar, ouvir uma música ou tomar um café antes da prova.

Leve apenas o essencial para realizar o ENEM

Releia o edital e verifique se você está com todos os itens básicos para levar no dia da prova, como caneta esferográfica preta de material transparente, documento de identificação e cartão de confirmação de inscrição. Levar mais de uma caneta é uma opção para evitar imprevistos.

Curtiu o assunto? Então, deixe seu comentário e aproveite para conferir outras informações sobre ENEM e vestibulares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.