Ainda falta muito tempo para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas isso não significa que os candidatos não devam começar a se preparar desde já. De acordo com professores das mais diversas áreas, é justamente agora que o cidadão deve começar a entrar no ritmo de estudos visando uma boa nota.
Este ano, o Enem deve ser realizado nos dias 3 e 10 de novembro. Até lá, os candidatos terão muito tempo para se prepararem para o exame. Neste sentido, separamos abaixo uma série de dicas de especialistas para que o aluno consiga se preparar da melhor maneira possível.
Dicas para se preparar para o Enem
- Faça as provas anteriores
Uma das principais dicas de especialistas é fazer as provas anteriores do Enem. Todos estes exames estão disponíveis na internet. Desde 2009, já foram publicadas quase 5 mil questões nas diversas provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
Ao responder estas questões, o candidato pode começar a se familiarizar com o estilo das provas do Enem. Em caso de dificuldade em um tipo específico de pergunta, ele também pode focar mais o estudo nesta área.
- Monte um cronograma
E é a partir deste sistema que o aluno poderá criar um cronograma de estudo que vai se basear nas suas necessidades. Especialistas indicam que o ideal é distribuir as áreas em dias diferentes, sempre com foco nas áreas em que você tem mais dificuldade.
Também é importante imprimir o seu guia de estudo e o colocar em um local visível, como um quadro, por exemplo. Isso pode ajudar a manter o foco na sua meta.
- Leia muito
Independente da área, o fato é que as provas do Enem são cada vez mais contextualizadas. Mesmo a prova de exatas vai contar com muitos textos. A dica para quem não é acostumado a ler com frequência, é começar a ler cada vez mais no seu dia-a-dia.
- Escolha o seu local de estudo
Outra dica importante é escolher bem o seu local de estudo. O local ideal varia muito a depender de cada candidato. Em alguns casos, o estudante consegue estudar apenas em locais de silêncio absoluto. Outros não enxergam o barulho externo como um problema.
Seja como for, o ideal aqui é ter um local de estudo. Assim, você vai conseguir estudar de uma maneira muito mais produtiva mesmo faltando muito tempo para a prova do Enem.
- Abuse de tabelas e gráficos
O Enem é um dos vestibulares que mais fazem uso de tabelas e gráficos em suas perguntas. Por isso, a dica é começar a ler estas ilustrações com mais frequência. Elas estão presentes em jornais e revistas diariamente.
A leitura constante destes gráficos pode ajudar o candidato a fazer uma boa redação, já que ele vai ter acesso constante aos números sobre a sociedade atual.
- Foco na redação
Falando em redação, a dica e escrever ao menos uma por semana. De acordo com especialistas, é escrevendo que o aluno vai conseguir entender como funciona o processo na prova.
O edital
O edital completo do Enem também já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (13). Neste documento, o candidato pode ter uma noção mais clara sobre o cronograma de realização da prova.
O cronograma completo do Enem para este ano de 2024 é este:
- Inscrições: de 27/5 a 7/6/2024;
- Pagamento da taxa de inscrição: de 27/5 a 12/6/2024;
- Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/5 a 7/6/2024;
- Solicitação de atendimento especializado: de 27/5 a 7/6/2024;
- Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17/6/2024;
- Recurso para pedidos negados: de 17/6 a 21/6/2024;
- Resultado do recurso: 27/6/2024;
- Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada;
- Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024;
- Divulgação do gabarito: 20/11/2024;
- Divulgação do resultado: 13/1/2025.