O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira, dia 8 de maio. Desse modo, os solicitantes já podem conferir as respostas do Inep por meio da Página do Participante.
Além disso, o Inep, autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), também liberou hoje (8) o resultado das solicitações para justificativa de ausência em relação à edição anterior do exame, o Enem 2022.
Para consultar ambas as respostas, da isenção e a justificativa de ausência, os participantes devem acessar o site do Enem e fazer login através do cadastro do gov.br, com o número CPF e senha.
Como o resultado é preliminar, caberá interposição de recurso. De acordo com o cronograma, os candidatos cujos pedidos ou justificativas foram negados poderão interpor recursos até o dia 12 de maio, próxima sexta-feira. O Inep vai liberar as respostas finais no dia 19 de maio, através da Página do Participante.
Isenção
Puderam solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição os estudantes que se encaixam nos seguintes grupos:
- Estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio em escolas da rede pública;
- Candidatos que estudaram todo o Ensino Médio na rede pública ou que tenham concluído os estudos como bolsistas integrais na rede particular e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;
- Estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e que tenham Número de Identificação Social (NIS) próprio.
Justificativa de ausência
Já o procedimento de justificativa de ausência foi feito pelos estudantes que se inscreveram no Enem 2022 com isenção da taxa, mas que não compareceram aos dois dias de prova.
Situações de morte na família, acidente de trânsito, assalto ou furto, maternidade ou paternidade, trabalho ou deslocamento a trabalho, por exemplo, são algumas das justificativas aceitas pelo Inep. Os estudantes cujas justificativas sejam aceitas poderão participar do Enem 2023 de forma gratuita.
Principais datas do Enem 2023
Hoje (8) o Inep publicou o edital com todas as datas e procedimentos do Enem 2023. Os interessados em fazer o exame poderão realizar as inscrições no período de 5 a 16 de junho. Como é feito tradicionalmente, o cadastro deve ser feito através da Página do Participante.
De acordo com o edital, o valor da taxa é de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais). O prazo limite para pagamentos da taxa de inscrição é 21 de junho. Será possível realizar o pagamento em bancos, lotéricas e via Pix.
Provas
De acordo com o cronograma, a aplicação das provas está marcada para os dias 5 e 12 de novembro de 2023, dois domingos consecutivos.
Ao todo, o Inep aplicará quatro provas objetivas elaboradas em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e uma prova de redação. Cada prova objetiva conta com 45 questões.
- 5 de novembro de 2023: Prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação; Prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
- 12 de novembro de 2023: Prova de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias; e Prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
Ainda conforme o edital, a divulgação dos gabaritos está prevista para sair até 24 de novembro de 2023. Já a publicação do resultado do Enem 2023 está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024.
Sobre o Enem
O Enem é um exame nacional promovido pelo Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC). O desempenho obtido pelos participantes permite o ingresso no ensino superior através de diversos programas do Governo Federal como o SISU (Sistema de Seleção Unificada), o ProUni (Programa Universidade Para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Acesse o site do Enem para mais informações.