Milhares de estudantes participaram das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 05 e 12 de novembro de 2023. A prova, criada em 1998, é uma ferramenta que permite o ingresso dos candidatos em instituições de ensino do Brasil.
Os candidatos que realizaram as provas estão ansiosos para saber quando o resultado será divulgado. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a nota final estará disponível em apenas 1 semana.
Assim, para que você entenda como acessar a sua pontuação, trouxemos um resumo sobre o resultado do ENEM 2023. Vamos conferir!
ENEM 2023: resultado será divulgado em uma semana
Conforme o a confirmação do Inep feita em 05 de janeiro, o resultado da prova do ENEM 2023 será divulgado no dia 16 de janeiro, ou seja, em 1 semana.
No dia 16 de janeiro, os candidatos que participaram do ENEM poderão consultar as notas obtidas em cada uma das cinco provas que compõem o exame.
Porém, segundo os dados divulgados, os estudantes que participaram do ENEM na condição de treineiros poderão acessar as notas em março de 2024.
Além disso, os candidatos poderão consultar a nota de redação no dia 16 de janeiro, mas o espelho da prova será divulgado para todos os estudantes somente no mês de março.
Como acessar o resultado do ENEM 2023?
Acessar o resultado do ENEM 2023 é muito simples. Confira o passo a passo a seguir para consultar as suas notas no dia 16 de janeiro:
- Acesse a Página do Participante;
- Faça login com o seu número de CPF e autentique o seu usuário;
- Clique em “enviar”;
- Pronto: agora é só conferir as suas notas.
Como recuperar a senha do ENEM 2023?
Muitos estudantes acabam perdendo a senha cadastrado no momento da inscrição no ENEM 2023. Porém, essa senha será fundamental para acessar a Página do Participante e visualizar o resultado do ENEM.
Mas, fique tranquilo: recuperar a senha do ENEM pode ser bem simples. Veja o passo a passo:
- Acesse a Página do Participante;
- Informe o seu CPF e clique em “esqueci minha senha”;
- Em seguira, o sistema te oferecerá várias opções para recuperar sua senha: validação de CNH, uso de título de eleitor, código por email, mensagem no celular, etc;
- Basta escolher uma das opções disponíveis e redefinir a sua senha.
ENEM 2023: como a prova será corrigida?
O ENEM 2023 será corrigido por meio de uma ferramenta utilizada também nas últimas edições da prova: o TRI (Teoria de Resposta ao Item). O método foi pensado para fornecer uma pontuação mais justa do que a metodologia tradicional de correção, que considera somente o número de acertos: com o TRI, a pontuação do candidato não é determinada pela quantidade de respostas certas, mas sim pelo nível de dificuldade das questões.
O TRI é um sistema que leva em conta a dificuldade das questões de acordo com os acertos e erros dos participantes da prova. Assim, , ou seja, quanto mais estudantes acertam uma questão, mais fácil ela é considerada. Dessa forma, certar uma questão difícil na prova do ENEM pode garantir mais pontos do que acertar uma questão fácil.
O funcionamento do TRI foi pensado para detectar um padrão nas respostas dos candidatos. Dessa forma, se um estudante acerta todas as questões difíceis e erra as fáceis, o TRI irá detectar que as respostas são incoerentes e, com isso, o estudante irá perder pontos. Assim, podemos dizer que o TRI foi pensado para evitar que os candidatos “chutem” as respostas.
Devemos mencionar que a correção pelo TRI pode afetar as notas dos candidatos, já que o método não considera somente o número de acertos ou erros, mas também o nível de dificuldade de cada questão. Assim, dois candidatos que acertaram o mesmo número de questões podem, por exemplo, receber notas diferentes, dependendo da dificuldade das perguntas que cada um dos estudantes acertou.