O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou nesta terça-feira, dia 13 de junho, o pedido para que os estudantes se inscrevam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O apelo foi feito durante o programa com transmissão pela internet Conversa com o Presidente.
Durante a entrevista, Lula destacou que a importância do Enem e afirmou que o país precisa voltar a valorizar o Enem, que chegou a ter 16 milhões de inscritos.
“É importante que todas as pessoas que tenham idade para se inscrever no Enem se inscrevam até o dia 16. Nós precisamos recuperar a força do Enem. É importante que todos que queiram fazer uma universidade se inscrevam para ter a oportunidade de ser doutor ou doutora”, afirmou o presidente Lula.
O programa Conversa com o Presidente deve acontecer semanalmente, toda terça-feira, com início às 8h30. O bate papo com Lula conta com transmitido ao vivo por meio das redes sociais.
Inscrições abertas
O período de inscrição para o Enem 2023 já está aberto. De acordo com cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições serão recebidas até as 23h59 do dia 16 de junho 2023, próxima sexta-feira.
Os interessados deverão se inscrever através da Página do Participante, no site do Enem. Para realizar o preenchimento do requerimento de inscrição, o estudante precisa fazer login com o cadastrado do gov.br.
Os estudantes que necessitam de atendimento especializado para o dia da prova ou de tratamento por nome social também devem indicar essa demanda também no momento da inscrição. É também no momento da inscrição que os estudantes devem indicar a opção de língua estrangeira para a prova: inglês ou espanhol.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição do Enem 2023 é no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais). Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa até o dia 21 de junho. De acordo com o edital, os candidatos poderão pagar a taxa por meio de boleto bancário, PIX ou cartão de crédito.
O Inep já recebeu os pedidos de isenção e o resultado já está disponível. Ainda conforme o edital, puderam solicitar o benefício estudantes da rede pública ou bolsistas integral na rede particular e estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio e inscritos no CadÚnico.
Provas do Enem 2023
A aplicação das provas do Enem 2023 está marcada para os dias 5 e 12 de novembro de 2023, dois domingos consecutivos. Haverá locais de prova em todos os estados brasileiros.
O Enem conta com quatro provas objetivas, sendo cada uma composta por 45 questões objetivas de múltipla escolha. Além disso, o Inep aplica também uma prova de redação em Língua Portuguesa.
Desse modo, no dia 5 de novembro os candidatos responderão às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologia e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 12 de novembro o Inep aplicará as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Ainda de acordo com o edital, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da aplicação das provas está marcado para as 13h30 (horário de Brasília). O término da aplicação está marcado para as 19h, no primeiro dia, e para as 18h30, no segundo.
Gabarito e resultado
De acordo com o cronograma, o Inep deve liberar os gabaritos das provas no dia 24 de novembro. Já a divulgação do resultado do Enem 2023, com a liberação do boletim de desempenho individual, está marcada para o dia 16 de janeiro de 2024.
Confira o edital do Enem 2023 para mais informações.
Leia também UFU abre nesta segunda-feira (12) o período de inscrição para o PS Especial via notas do Enem; saiba mais.