O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado no ano de 1998 como uma ferramenta para avaliar o conhecimento dos estudantes que haviam terminado o ensino médio. Hoje, o exame é uma das provas mais importantes do país.
A redação é uma das partes fundamentais do ENEM, já que a pontuação obtida na mesma impacta de forma significativa a nota final do candidato. Mas, é claro que nem todos os estudantes possuem facilidade para escrever uma redação de destaque na prova do ENEM.
Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo com algumas dicas que irão te ajudar a se destacar na redação do ENEM. Vamos conferir!
Uma maneira eficaz de se preparar para a redação é ler e analisar os temas das edições anteriores da prova do ENEM.
Essa estratégia irá te ajudar a entender quais são os tipos de assuntos abordados e como eles são abordados. Dessa maneira, você poderá pensar em diferentes abordagens para elaborar argumentos que sejam interessantes e que se destaquem na redação do ENEM. Veja quais foram os temas cobrados por algumas das edições do ENEM:
Outra dica é praticar a redação com os temas anteriores. Dessa forma, você irá simular as condições reais do ENEM e poderá chegar no dia do exame muito mais preparado, aumentando as suas chances de escrever uma redação que se destaque aos olhos dos corretores.
A redação do ENEM exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Nesse tipo de texto, você precisa apresentar um ponto de vista sobre o tema proposto e defender a sua tese com argumentos consistentes.
Para se destacar na redação do ENEM, é fundamental que você estude as características desse gênero textual, como a estrutura, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, para compreender melhor como construir seu texto de forma adequada.
Antes de começar a escrever, é essencial elaborar um bom plano de texto. Assim, não comece a escrever o seu texto logo de cara, mas faça um planejamento antes de redigir.
Busque criar um esquema para o texto, definindo os principais pontos que serão abordados e quais serão os repertórios usados. Tenha em mente que o seu esquema deve incluir um parágrafo de introdução, dois parágrafos de desenvolvimento e um de conclusão.
Pense também nos argumentos que você irá desenvolver ao longo do texto e na forma coma. Qual a sua conclusão irá retomar as suas principais ideia trazendo também uma proposta de intervenção.
Todos nós sabemos que é necessário usar repertório na redação do ENEM. Porém, você pode trazer alguns repertórios que serão diferenciais para o seu texto e irão permitir com que você se destaque.
Busque usar repertório diversificado. Assim, faça referências a acontecimentos históricos, literatura, filosofia, ciências e outros campos de conhecimento relevantes para enriquecer seus argumentos.
Quando o rascunho do seu texto estiver pronto, revise aquilo que você escreveu. Revisar irá te ajudar a identificar possíveis erros que você pode não ter notado enquanto escrevia.
Assim, leia a sua redação com calma, verifique a fluidez do texto, corrija erros gramaticais e faça possíveis ajustes na estrutura e na argumentação.
Pratique a revisão de texto desde agora (durante a sua preparação) para que ela se torne um hábito até o dia da prova do ENEM 2023.