ENEM 2022: veja como o Mercosul foi cobrado na prova
Descubra como o tema foi cobrado!
ENEM 2022: entenda como o Mercosul foi cobrado em uma questão
Milhares de candidatos fizeram a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, nos últimos dois domingos.
No primeiro dia de provas, os candidatos responderam questões de ciências humanas e de linguagens e códigos.
Para que você tenha uma idea do seu desempenho no ENEM 2022, nós trouxemos a resolução e o comentário de uma das questões cobradas que abordou o Mercosul.
Se você não fez a prova, você pode aproveitar o conteúdo mesmo assim para entender como as próximas edições do ENEM podem abordar o tema.
ENEM 2022: questão sobre o Mercosul
Brasil e Argentina chegaram a um acordo para a redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. O consenso foi alcançado durante negociação entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e o seu equivalente argentino, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no início do mês de outubro de 2021. A redução da TEC é um antigo desejo do Brasil, que pretende abrir mais sua economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação. Já a Argentina temia que a medida pudesse afetar sua produção industrial. O acordo vai abranger uma ampla gama de produtos e ainda será apresentado ao Paraguai e Uruguai, para que seja formalizado.
Brasil e Argentina fecham acordo para corte de 10% na tarifa do Mercosul. Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 8 out. 2021 (adaptado).
A necessidade de negociação diplomática para viabilizar o acordo tarifário mencionado é explicada pela seguinte característica do Mercosul:
A) Limitação da circulação financeira.
B) Padronização da política monetária.
C) Funcionamento da união aduaneira.
D) Dependência da exportação agrícola.
E) Equivalência da legislação trabalhista.
Análise:
A resposta correta para a questão do ENEM 2022 é a alternativa C.
O texto aborda o Mercosul. O Mercado Comum do Sul, conhecido também como Mercosul, é um bloco econômico da América do Sul formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países, que podem ser divididos em associados e observadores.
A organização foi criada oficialmente no ano de 1991 como uma união aduaneira, com o objetivo de aumentar a oferta de emprego e de renda em cada um dos países membros, melhorar a produtividade desses países e também intensificar as relações econômicas entre os membros do bloco.
Inicialmente, o Mercosul estabeleceu como principal objetivo a criação de uma zona de livre comércio entre os países membros, a fim de garantir a circulação comercial de produtos sem a necessidade de trâmites burocráticos e da cobrança excessiva de taxas alfandegárias. A instituição de uma zona de livre comércio seria benéfica para a economia de todos os membros.
O objetivo foi alcançado em 1994, 3 anos após a criação do bloco. Porém, a zona de livre comércio dependia da existência de uma tarifa comum entre os membros. Assim, em 1995, foi criada a Tarifa Externa Comum (TEC), aplicada sobre produtos importados que entram nos países membros. Dessa forma, todos os membros devem cobrar a mesma taxa sobre os produtos importados de outros países do Mercosul. A atitude evita que um dos países dê preferência a um tipo de produto e que somente esse país funcione come entrada de mercadorias.
Dessa forma, a resposta correta é a alternativa C) Funcionamento da união aduaneira