Enem 2021 registra menor número de inscritos pretos, pardos e indígenas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu menos inscrições de pessoas que se autodeclaram pretas, pardas e indígenas para as provas da edição de 2021. De acordo com os dados divulgados pelo Inep, autarquia do MEC responsável pelo exame, o Enem 2021 recebeu o menor número de inscrições desde 2007.

Feito a pedido da Globonews, um levantamento do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) indica que, em relação à edição do ano anterior, a redução mais acentuada foi entre os participantes pretos, pardos e indígenas, com uma queda de mais de 50%.

Já entre os participantes brancos, a redução foi menor, totalizando 35,8%. O Enem 2020 recebeu inscrições de 2,7 milhões de estudantes pardos, enquanto no Enem 2021 apenas 1,3 milhão se inscreveram, de modo que houve a redução de 51,7%. A redução de inscritos negros foi de 53,1%, enquanto a de indígenas chegou a 54,8%.

Desigualdade no acesso ao ensino superior

Para o Semesp, a redução representa um retrocesso em relação à inclusão e à diversidade de alunos em cursos da educação superior, uma vez que o Enem é um dos principais meios de acesso as universidades públicas.

De acordo com o diretor executivo do Todos pela Educação, Olavo Nogueira Filho, os número refletem a desigualdade no país. Pra ele, a proporção de queda de inscritos pardos, pretos, indígenas e amarelos no Enem 2021 é mais um exemplo desse problema social do Brasil. 

Além disso, o levantamento do Semesp aponta a elitização do ensino superior. O órgão afirma que houve queda de 20,8% entre os alunos com “inscrição gratuita”. Têm direito a se inscrever gratuitamente aqueles que concluíram o 3º  ano do ensino médio em escola pública ou  bolsistas integrais em escola particular.

Com informações do Semesp e do G1.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia UFPR antecipou o resultado do Vestibular 2020/2021 para o dia 31 de agosto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.