ENEM 2021: Período para solicitar isenção será reaberto

A solicitação para abertura de um novo prazo surgiu devido ao fato de muitos estudantes não conseguirem a isenção.

Depois de uma longa tramitação, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou que o MEC reabrisse o período de solicitação de isenção para o ENEM 2021. Diante disso, aqueles que não foram contemplados na primeira vez poderão solicitar novamente.

Reabertura do período de isenção confirmada

A solicitação para abertura de um novo prazo surgiu devido ao fato de muitos estudantes não conseguirem a isenção. Isso porque, muitos não souberam justificar a ausência na edição de 2020, visto que a pandemia da Covid-19 pode ter influenciado neste resultado.

A “suspensão” de participação no exame por parte dos estudantes originou duas situações: a redução do número total de inscritos no ENEM 2021 e a diminuição do número de cotistas (negros, pardos e indígenas).

Com relação a isso, o INEP, instituição responsável pela aplicação do ENEM, Enade e Revalida, divulgou uma nota no dia 4 deste mês afirmando que respeitará a decisão do STF.

“A respeito da sessão virtual extraordinária do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada em 2 e 3 de setembro, para analisar medida cautelar referente à isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que tomará todas as medidas necessárias para cumprir a decisão. ”

O que a reabertura pode acarretar?

Devido a reabertura das solicitações, a maior parte da população inscrita para o ENEM 2021 será de participantes não pagantes. Logo, aumentará o número de estudantes brasileiros de baixa renda.

Além disso, outra coisa pode ser alterada, a data de aplicação do exame, tendo duas possibilidades até o momento:

  • Os “novos” participantes fazerem as provas na data do ENEM PPL, marcado para 11 e 12 de janeiro;
  • Ou o adiamento das provas do ENEM 2021, que estão marcadas para 21 e 28 de novembro.

Todavia, não há nada definido, então os participantes devem ficar atentos as redes sociais do INEP, onde serão divulgadas quaisquer informações sobre as mudanças.

Veja também: Auxílio Emergencial 2021: parcelas 5, 6 e 7 – confira as datas oficiais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.