Enem 2021: Justiça nega isenção de taxa para quem não justificou falta na última edição - Notícias Concursos

Enem 2021: Justiça nega isenção de taxa para quem não justificou falta na última edição

A Justiça Federal em São Paulo negou o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) sobre a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A DPU solicitou a concessão da isenção para candidatos que faltaram à aplicação das provas da última edição do Enem por medo da pandemia da covid-19.

De acordo com o pedido da DPU, muitos estudantes pobres não compareceram ao exame por receio da contaminação pelo coronavírus. No entanto, a juíza Ana Lucia Petri Betto, da 17ª Vara Cível decidiu por manter o veto do Enem que impede que participantes que não justificaram ausência na edição anterior da prova sejam isentos do pagamento da taxa.

O edital do Enem garante o direito à isenção para estudantes de baixa renda, oriundos de escolas da rede pública de ensino ou bolsistas na rede particular. Além disso, o edital apresenta uma lista de motivos aceitos pelo Inep para justificar a ausência no exame. Entre os motivos estão acidente de trânsito no dia da prova, morte de familiares, assalto, etc. 

No entanto, o medo da pandemia da covid-19 não está previsto no edital. A decisão da Justiça manteve a regra. 

“A despeito das ponderosas colocações da Defensoria Pública da União, no combativo exercício de sua função constitucional, não há como concluir que as exigências do edital seriam desproporcionais ou que revelam o intuito de inviabilizar o acesso de candidatos pobres ao Enem”, afirmou a juíza Ana Lucia Petri Betto em sua decisão.

Além disso, ela ponderou que acrescentar uma nova justificativa ao edital após o esgotamento do prazo para solicitar a isenção da taxa poderia causar atrasos do Enem 2021.

Sobre o Enem 2021

O período de inscrição para o Enem 2021 foi aberto no dia 30 de junho. De acordo com os editais de ambas as versões, impressa e digital, o período vai até o dia 14 de julho. As inscrições devem ser feitas na Página do Participante.

Para efetivar a inscrição, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 85, exceto os candidatos que conseguiram a isenção da taxa. O período para solicitar a isenção e justificar a ausência ocorreu entre 17 e 28 de maio.

O Inep aplicará as provas impressas e digitais nos dias 21 e 28 de novembro. Confira aqui os editais do exame.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Vestibular 2021/1: UECE libera lista de candidatos aprovados para 2ª fase.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?