O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve liberar nesta sexta-feira, dia 28 de maio, o espelho da redação do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio). De acordo com o cronograma do exame, os treineiros também poderão conferir as suas notas a partir de hoje por meio da Página do Participante.
A divulgação das notas dos participantes menores de 18 anos e que não concluíram o ensino médio é feita em data posterior ao resultado final, conforme o cronograma do exame.
Os participantes do Enem 2020 já tiveram acesso à nota da redação com a divulgação do resultado feita no dia 29 de março. Nesta sexta-feira, o Inep irá disponibilizar a correção dos textos, com a explicação de cada ponto da avaliação, ou seja, os pormenores da nota.
Essa correção é feita de acordo com as cinco competências do Enem. Conforme as competências, a redação do Enem exige:
- domínio da escrita formal da língua portuguesa;
- interpretação e desenvolvimento do tema em texto dissertativo-argumentativo;
- capacidade de compreensão do tema e de usar repertório sociocultural em argumentação na defesa de um ponto de vista;
- conhecimento de mecanismos linguísticos para realizar a argumentação;
- elaboração de uma proposta de intervenção, em consonância com os direitos humanos.
Como o MEC explica no guia de redação do Enem, a prova de redação vale de zero a 1000 pontos. Desse modo, cada competência vale até 200 pontos. Os participantes podem entender melhor o processo de correção da redação na Cartilha do Participante, que traz detalhes sobre as cinco competências.
Na edição de 2020, o tema da redação do Enem foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!