Na última segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que, neste ano, devido à pandemia da covid-19, o acesso aos locais de prova será liberado mais cedo que de costume para o Enem 2020. Geralmente, os portões são abertos às 12h, uma hora e meia antes do início das provas.
No entanto, com o objetivo de evitar aglomerações, o Inep liberou a abertura dos portões dos locais de prova paras as 11h30 (no horário de Brasília). Já o fechamento dos portões será às 13h, meia hora antes do início das provas.
Ao todo, o Inep espera 5,783 milhões de candidatos para o exame. De acordo com o estabelecido pelo MEC, as provas do Enem 2020 estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Já o Enem PPL 2020 está previsto para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. A reaplicação do exame está prevista para ocorrer nas mesmas datas do Enem PPL.
Medidas para evitar a transmissão do coronavírus
Mesmo com a pressão pelo adiamento, até o momento estas datas estão mantidas. Além de abrir os portões mais cedo, o Inep afirma que outras medidas estão sendo tomadas para a aplicação das provas de maneira segura em meio à pandemia.
Desse modo, o uso de máscaras será obrigatório para os candidatos. Além disso, o Enem 2020 contará com mais salas do que o usual. Os participantes do grupo de risco da covid-19 ficarão em salas separadas. O Inep tem afirmado ainda que os estudantes que apresentarem sintomas da doença não devem comparecer aos locais de prova. Nesses casos, será preciso solicitar a reaplicação das provas por meio da Página do Participante.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia ainda Inep diz que cidade que desmarcar o exame ficará de fora do Enem de 2020.