Enem 2020: Dicas para gabaritar a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são divididas em quatro provas objetivas da áreas do conhecimento, além da redação. Neste texto apresentaremos dicas para você gabaritar a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias!

A prova de Linguagens é composta de 45 questões. Dessas 45 questões, 5 são de língua estrangeira moderna, podendo ser espanhol ou inglês, a depender da escolha feita pelo participante no momento da inscrição.

Desse modo, as demais 40 questões são sobre gramática, literatura e interpretação de texto.

Grande parte da prova do Enem é de interpretação e essa disciplina perpassa todas as provas, não só a de linguagem. Para responder algumas questões de matemática, por exemplo, o participante precisará ler e interpretar gráficos.

Nesse sentido, para gabaritar a prova de Linguagens e demais provas é indispensável se preparar para os mais diversos gêneros textuais. Se dedique à leitura e à interpretação de editoriais, contos, notícias, quadrinhos, gráficos etc.

Além disso, as funções da linguagem também têm destaque na parte de interpretação de texto.

Já na parte de literatura, o participante deve estar preparado para identificar, distinguir e conhecer a definição de cada um das figuras da linguagem, que se dividem em figuras de som, de palavra, de pensamento ou de construção.

Para a prova de gramática, além dos conhecimentos formais quanto ao português, é essencial se atentar para o assunto de variação linguística, que sempre é apresentado em quadrinhos, por exemplo.

Dicas práticas

1. Leia o enunciado primeiro

Ler o enunciado antes de ler o texto de apoio é essencial para otimizar o seu tempo na busca pela alternativa correta, pois ao identificar os pontos centrais do enunciado, você saberá exatamente o que precisa encontrar no texto.

2. Leia os textos atenciosamente

Nesse sentido, é preciso ter atenção ao texto e as suas ideias centrais. Nada de olhar por cima e deduzir a resposta. Busque as palavras-chave e os elementos destacados pelo enunciado.

3. Nem todos os textos precisam ser lindos na íntegra

Contudo, há textos muito longos na prova, característica marcante do Enem. Se o participante estiver bem preparado para o assunto e ler o enunciado com atenção, nem sempre precisará ler todo o texto para identificar a alternativa correta.

4. Mantenha o controle do tempo

A prova do Enem é grande e pode causar muita ansiedade por conta do tempo que parece pequeno, mas é possível responder toda a prova no tempo adequado. Para isso, é necessário estar focado e não se demorar muito nas questões. Treinar o tempo respondendo provas de edições anteriores é ótimo para aprender a lidar melhor com o tempo da prova.

5. Elimine as alternativas absurdas

Nas questões do Enem, sempre há uma alternativa absurda, aquela alternativa que é completamente errada e não faz o mínimo sentido. Busque eliminar de cara essa alternativa, pois marcar esse tipo de alternativa pode diminuir muito sua média na prova, que é determinada pelo método TRI.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe seu comentário.

Clique aqui para conferir mais dicas para o Enem!

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/dicas-de-portugues-uso-do-acento-circunflexo/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.