A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está oferecendo cursos gratuitos de Português, Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O período de inscrição para os cursos da Capes encerra nesta terça-feira (24).
A Capes é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil (MEC). Nesse sentido, a realização dos cursos se dá em parceria com Ministério.
Os cursos são completamente on-line, suas aulas serão ministradas por EAD (Educação à Distância) e os cursos serão devidamente certificados pela Capes. De acordo com a coordenação, estão sendo ofertadas 75 mil vagas e os interessados devem se inscrever até hoje.
Clique aqui para conferir os cursos e se inscrever.
Nesse sentido, os cursos, que visam o aprimoramento profissional, podem ser realizados por estudantes de graduação, alunos concluintes do Ensino Médio e, também, por alunos matriculados na Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Além disso, a certificação emitida pela Capes será de 60 horas, carga horária de cada um dos cursos.
Cursos ofertados
Os cursos ofertados são três. Veja abaixo especificidades.
Português
O curso de português será dividido em seis módulos. Entre os conteúdos do curso estarão assuntos como interpretação, variedade linguística, concordância nominal e pontuação. Também serão abordados conceitos básicos de redação e produção textual no meio acadêmico.
Matemática
Já o curso de matemática tem como objetivo complementar a formação básica, potencializando, desse modo, a compreensão das habilidades e aspectos relativos à linguagem matemática.
Além disso, o curso visa estimular reflexões que servirão de base e fundamentação para aprendizagens posteriores e para auxiliar no desenvolvimento de produções acadêmicas (pesquisa, ensino, extensão e inovação).
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Por último, o curso de TICs é direcionado aos estudantes que têm interesse por tecnologias da informação.
O conteúdo é direcionado para o conhecimento sobre o cenário atual dos recursos tecnológicos, visando, nesse sentido, a qualificação na área da tecnologia digital.
Fonte: CCS/Capes.