Encceja: Inep disponibiliza material de estudo gratuito para candidatos

Os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 poderão estudar a partir de um material de estudo exclusivo. Trata-se de um conteúdo gratuito e online disponibilizado pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As apostilas apresentam lições referentes tanto ao ensino fundamental quanto ao ensino médio. Além disso, conta com provas e gabaritos de edições anteriores.

A saber, as abordagens são diferentes em cada apostila, dependendo da etapa avaliada, além disso, também são oferecidos materiais para professores. Abaixo você pode ver os temas abordados:
  • Ensino fundamental: matemática, ciências, história e geografia, e língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física;
  • Ensino médio: ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias;
  • Professores: sugestões de trabalho que direcionam os professores em relação ao desenvolvimento das competências e habilidades que estruturam o exame.

O Encceja 2020 recebeu ao todo 1.799.385 inscrições de jovens e adultos. Destes, aproximadamente 81,6%, requisita o diploma no ensino médio.

Aplicação do Encceja 2021

As provas ocorrerão em 25 de abril em todos os estados e no Distrito Federal. A saber, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, somaram 267.314 pedidos dos candidatos que buscam a certificação. Logo após, aparece matemática, com 266.155 solicitações.

No caso dos interessados na certificação do ensino médio, a prova de matemática e suas tecnologias foi a mais procurada, com 1.180.500 inscritos. Em seguida, aparece a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, com 1.065.461 pedidos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) requer proficiência mínima de 100 pontos nas provas de múltipla escolha e de cinco pontos na redação.

Para os inscritos que solicitaram o atendimento especializado ou tratamento pelo nome social no exame, o resultado está disponível desde segunda-feira (1º/2) no sistema do Inep, por meio deste link.

E então, gostou de saber essa informação?

Não deixe de ler também – Encceja: 5 dicas para mandar bem na prova de Língua Portuguesa

Veja Apostila para ENCCEJA: CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.