Auxílio: maioria diz que não vai solicitar consignado, diz pesquisa

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO AUXÍLIO BRASIL LIBERADO HOJE (31)? Pesquisa revela que maioria não vai solicitar consignado; veja

De acordo com nova pesquisa Ipec, 67% dos usuários não pretende solicitar consignado do Auxílio Brasil do Governo Federal

As últimas notícias sobre o empréstimo do Auxílio Brasil seguem dando o que falar. Aprovada e sancionada em agosto, o crédito consignado ainda está em trâmite para ser liberado.

Sendo assim, o consignado do Auxílio Brasil ainda não foi oficialmente liberado. Entretanto, mesmo antes do início das liberações, boa parte dos usuários do programa social já tomaram uma decisão sobre o crédito.

De acordo nova pesquisa Ipec divulgada na última terça-feira, 30 de agosto, a maioria decidiu não pegar o dinheiro e seguir recebendo apenas o saldo do Auxílio Brasil.

Os dados do Ipec mostram que 67% dos usuários do programa decidiram não solicitar o novo crédito. Ao mesmo passo, 15% afirmam que ainda não tomaram uma decisão e afirmam que talvez peguem o dinheiro. Outros 15% afirmam que solicitarão a quantia com certeza. Na pesquisa, 3% não souberam responder a pergunta.

O levantamento também perguntou aos usuários do Auxílio Brasil se a liberação do consignado às vésperas das eleições pode se tornar um argumento para votar em Bolsonaro. Os dados mostram que 88% disseram que não. Ao mesmo tempo, 4% disseram que sim, 6% responderam talvez e 2% não souberam responder.

Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, disse que pretende liberar o consignado do Auxílio Brasil no próximo mês de setembro. Mesmo sem cravar uma data, ele disse que o mais provável é que as pessoas comecem a fazer as solicitações dentro de mais algumas semanas.

O consignado do Auxílio Brasil funcionará nos mesmos moldes do sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O cidadão solicita um valor junto a um banco, recebe o adiantamento, e passa a ter que pagar a dívida na forma de descontos mensais de até 40% do depósito base de R$ 400 do Auxílio Brasil.

Críticas

Nas últimas semanas, algumas organizações da sociedade civil chegaram a enviar ofícios ao Governo Federal para pedir pela não liberação do consignado para os usuários que fazem parte do Auxílio Brasil.

Tais organizações alegam que o sistema do consignado para um público mais humilde pode acabar gerando mais dívidas para os cidadãos. Eles partem da ideia de que ao receber o benefício com descontos, eles poderiam ter mais dificuldades para pagar suas contas básicas.

Há ainda outro ponto citado pelos críticos: a taxa de juros. Como o Governo Federal ainda não estipulou um limite para esta cobrança, algumas instituições financeiras estão oferecendo o consignado do Auxílio Brasil com juros de até 100% ao ano.

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO AUXÍLIO BRASIL LIBERADO? O que diz o Governo?

Se, por um lado, as críticas ao consignado do Auxílio Brasil existem, o Governo Federal garante que há uma aceitação do empréstimo pelas instituições financeiras. O Ministério afirma que 17 instituições já estão homologadas para operar o crédito.

Entre elas está a Caixa Econômica Federal. Em entrevista recente, a presidente do banco, Daniella Marques, garantiu que a ideia é oferecer as taxas de juros mais baixas do mercado. Ela disse ainda que vai criar ações para evitar o endividamento.

O Ministro Ronaldo Vieira Bento argumentou que uma maior bancarização dos mais pobres seria um ponto positivo. Ele disse ainda que “é melhor dever ao banco do que pedir o dinheiro para um agiota”.

Até agora sabe-se o seguinte: quem solicitar os valores pelos bancos Agi, Banco Pan e Caixa Econômica Federal terá as parcelas descontadas diretamente do pagamento do Auxílio Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?