Empresa humanizada: como ter uma?
Aprenda e veja a diferença no seu negócio
Como são as relações entre os colaboradores na sua empresa? Sua empresa é humanizada? Estas são as perguntas que pretendemos responder com este artigo, afinal, uma empresa humanizada faz toda a diferença na sociedade.
O que é uma empresa humanizada?
Quando se fala em empresa humanizada, já se supõe que ela cuida das pessoas que fazem parte dela com carinho e atenção, bem como o seu ambiente. Além disso, em suas ações é visível o cultivo de valores comportamentais, para muito além dos lucros.
É um espaço onde existe a valorização do capital humano como sendo uma responsabilidade social da empresa. É o chamado capitalismo consciente, onde o lucro é visto como consequência de uma atitude saudável para com os colaboradores.
A empresa humanizada, possui seu fundamento no cuidado com o colaborador, e está intimamente ligada com a sociedade, a sustentabilidade e os negócios. É a valorização de novos princípios que envolvem a humanização em todos os setores internos e externos da empresa.
Qual é o impacto da empresa humanizada para a sociedade?
A partir das práticas humanizadas, é muito provável que a empresa, pensando em seus projetos de bem-estar dos colaboradores, consiga obter profissionais mais engajados com a causa da empresa, e clientes fidelizados.
A tendência é de que a rentabilidade seja maior nas empresas humanizadas, pois os clientes, ao perceberem a humanização nos processos, passam a valorizar estas atitudes assumidas pelos empreendimentos.
Desta forma, não se incomodam por pagar mais, mas estão contribuindo com a causa. Assim, estabelecem vínculos mais profundos com a empresa, valorizando suas ações, e sempre que precisar, irá escolher a empresa humanizada para realizar as suas compras.
Por outro lado, haverá colaboradores externos que irão apresentar maior interesse em fazer parte da empresa, e você conseguirá atrair e reter os melhores profissionais.
Assim, a empresa humanizada apresenta 2 diferenciais competitivos muito significativos: atração e retenção de profissionais, e clientes fidelizados.
Avalie por si só: você não gostaria de trabalhar em um local que te valoriza enquanto pessoa? E colaboradores motivados, têm maior possibilidade de fidelizar os clientes, pois estão satisfeitos e passam essa satisfação para os consumidores.
O que se deve fazer para ter uma empresa humanizada?
A seguir vamos informar o que se deve fazer para ter uma empresa humanizada, e se diferenciar do mercado concorrente, fazendo parte de um outro mundo, o das pessoas valorizadas, simplesmente por serem pessoas:
Ter capacidade de conexão e relacionamento para com todos os envolvidos
Uma empresa humanizada torna-se um ciclo onde colaboradores trabalham satisfeitos, passam esta satisfação para os clientes, que se sentem valorizados e fidelizam a empresa. Em consequência disso, o empreendimento lucra, não só em questões financeiras, mas em questões de harmonia e prazer em trabalhar.
Desta forma, a empresa se torna um grande instrumento de transformação social.
Fique atento a todas as partes interessadas da sua empresa
Estabeleça relações de afinidade com todos os envolvidos na empresa: clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores, sociedade, espaço físico. Além disso, faz perceber que as relações que se criam são interdependentes entre si e, juntos, fazem o todo da empresa.
Exerça a liderança consciente
Os líderes conscientes são as pessoas que fazem acontecer a humanização nas empresas. Eles estão cuidadosos para a realidade social de todos os envolvidos, e sua empatia deve incitar a honestidade dos colaboradores, de maneira a atender as demandas sociais.
A liderança consciente oferece um espaço de colaboração e apoio aos colaboradores, que se ajustam ao processo, fazem com que os clientes consumam produtos de forma agradável e tornam a empresa cada vez mais forte e saudável.
Possuir uma cultura consciente de humanização
A cultura consciente de humanização precisa estar presente na prática da empresa, possibilitando uma perfeita conexão entre eficiência operacional e conexão emocional.
É o cotidiano em que todos aprendem e todos se desenvolvem, em prol de um bem comum.
Assim, a cultura da consciência de humanização torna a empresa uma estrutura mais madura, e forte diante da concorrência.
Enfim, as empresas humanizadas conseguem muito mais do que aumentar os seus lucros, criam valores comportamentais que são específicos para que tenha um diferencial competitivo.
Por fim, lembre-se que, humanizar a empresa é fundamental para sobreviver no mundo dos negócios e crescer de forma sustentável e saudável!
Sabendo de tudo isso, esperamos que você possa realizar as melhoria necessárias e tornar a sua empresa humanizada para que apenas coisas boas se tornem a marca do seu empreendimento!
Boa sorte em sua mais nova jornada!