Quarentena e os novos rumos no mercado de trabalho

A quarentena em combate ao novo coronavírus causa uma série de mudanças em nossa rotina

A quarentena em combate ao novo coronavírus causa uma série de mudanças em nossa rotina. E grandes transformações já são realidade em muitos setores, como o mercado de trabalho.

Home office, demissões, redução de jornada ou diminuição dos clientes. Estas foram algumas mudanças enfrentadas. E sem uma resposta ou previsão sobre o fim do isolamento social, a expectativa é que isso seja em longo prazo, segundo especialistas.

Pois o mundo empresarial precisa se adaptar ao “novo normal”. Se reinventar virou a palavra de ordem para que a produtividade e os rendimentos sejam mantidos.

Quarentena e home office

Uma das primeiras mudanças foi a adoção do regime home office. A modalidade já estava em ascensão no Brasil.

Mas com a recomendação do Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar aglomerações, muitas empresas tiveram que adotar rapidamente ao novo método.

E o modo de trabalho também foi alterado. Se antes as horas trabalhadas eram fundamentais, agora a produtividade ganha destaque. Soluções inovadores e o famoso “pensar fora da caixa” fazem parte deste processo.

Essa nova forma de trabalhar também contribui na produção dos colaboradores. Ou seja, o regime de jornada de trabalho pode ser revisto por parte dos RHs das empresas.

Novas habilidades

Este novo cenário também revela uma possível mudança para o recrutamento de funcionários. Afinal, com o despertar maior das habilidades, formações no currículo possivelmente ficarão de lado.

As prioridades mudaram,com a quarentena segundo Ravi Gama, CEO da 2FIND. Para ele, é necessário deixar a formação acadêmica em segundo plano e se dedicar a desenvolver novas habilidades.

A criatividade, autodisciplina e proatividade estão entre os critérios desenvolvidos pelos trabalhadores. Um perfil que será bastante procurado futuramente, avalia o especialista.

Por isso, quem ficou fora do mercado devido à crise pode se espelhar nesta nova realidade. E buscar o diferencial como aprendizado. Além de se capacitar na área que exerce.

Mundo mais online

Com as pessoas por mais tempo em casa, a presença online foi intensificada. E de olho nisso, micro e pequenos empresários tiveram que buscar alternativas para continuar os seus negócios, à distância.

Assim, serviços de delivery, videochamadas, chats e redes sociais estão em alta. E consequentemente, outros profissionais, que até mesmo estavam esquecidos, ganharam protagonismo.

Trata-se dos autônonomos, freelancers e empreendedores. O momento é de inovação e a busca por esses profissionais continuará em crescimento, apontam os especialistas.

O mundo empresarial já não é o mesmo. Então buscar a adaptação é essencial para que os negócios continuem e o impacto na economia seja minimizado.

Que outras mudanças no mercado de trabalho você nota devido à quarentena? Acredita que a inovação é necessária para este momento? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.