Ansiedade na Entrevista de Emprego

Entrevista de emprego e o seu comportamento

 Realizar uma entrevista de emprego é um fator que causa ansiedade em todas as pessoas, independentemente de sua profissão ou nível hierárquico. Você se engana se acha que somente você possui inseguranças nesse momento. A diferença é que algumas pessoas conseguem reagir muito bem a esse instinto.

 O mercado atual encontra-se muito instável para o trabalhador e incerto para os empresários. Esse fator implica na maneira como as pessoas se comportam em uma situação tensa, como uma entrevista de emprego.

Todavia, é exatamente por conta dessa autocobrança que muitas pessoas não conseguem mostrar seu potencial e garantir uma vaga que seria adequada ao seu perfil. Por isso, a maior dica para que possa se dar bem em uma entrevista de emprego é: acredite no seu potencial!

No entanto, esse crédito que você precisa dar a si mesmo deve ser repassado ao entrevistador. Por isso, é importante que siga algumas dicas referentes ao seu comportamento.

Treine sua respiração

Primeiramente, respire fundo! Isso não é uma forma de dizer, é uma realidade. Respirar fundo é uma maneira de diminuir a ansiedade e preparar a sua mente para que possa analisar suas próprias respostas. 

Tenha clareza e assertividade na sua fala

Muitas pessoas são excelentes profissionais, mas péssimos comunicadores. No entanto, essa é uma habilidade que pode muito bem ser trabalhada. Fale pausadamente, em ritmo contínuo para que não tropece nas próprias palavras.

Quando eu tinha 18 anos…

Evite contar histórias muito longas sobre sua jornada profissional, mesmo que o recrutador peça para que fale um pouco sobre suas experiências anteriores. O foco está em entre o que você fez e o que você aprendeu com isso. Portanto, não precisa contar exatamente a história de quando você entrou na empresa, pois a entrevista torna-se cansativa e desfocada.

Eu posso fazer isso!

Pesquise sobre a vaga e a empresa, dessa forma você mesmo poderá fazer uma pequena análise sobre o quanto você se encaixa para essa vaga. Obviamente que não como um profissional da área de RH, porém, é possível que analise o que você sabe fazer e o que será necessário exatamente. Já que isso é um fator interessante para pontuar numa entrevista.

Seja você mesmo

Uma entrevista de grupo, principalmente se possuir uma dinâmica, deixa as pessoas muito tensas. Por isso, algumas podem falar muito e outras acabam falando baixo e prejudicando a sua exposição.

No entanto, os dois extremos não facilitam a entrevista. Por isso, independentemente se estiver participando de uma entrevista em grupo ou individual, seja você mesmo. Seja assertivo em suas palavras, pontue suas atividades e seus aprendizados, seu desejo para o futuro e tire suas dúvidas quanto a posição que será ocupada.

Essa também pode ser uma maneira de demonstrar interesse e é muito importante que não saia de uma entrevista com dúvidas sobre como será a sua rotina.

Entenda quais são seus pontos a melhorar

Basicamente, quando uma pessoa se deixa dominar pela ansiedade, acaba ficando aquém dos concorrentes, muitas vezes, por falta de se mostrar e não por falta de conhecimento.

Por isso, é importante trabalhar suas habilidades quanto à comunicação e a maneira como expõe suas ideias. Dessa forma, poderá ter sucesso em todas as áreas da sua vida.

Como em outras áreas, entenda que se você não passou para essa vaga, poderá tentar melhor na próxima. Não coloque em fatores externos o seu valor. Confie no seu potencial, busque conhecimento e não desista!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.