O trabalho com transporte urbano pode ser uma grande fonte de renda. Atualmente, a tecnologia, através de aplicativos para celulares, permitiu a um enorme contingente de trabalhadores atuarem na área. Empresas como a Uber e a 99 Pop, por exemplo, empregam milhares de pessoas em todas as regiões do país.
Estima-se que sejam mais de um milhão de profissionais autônomos trabalhando com o transporte urbano. O cenário é promissor, visto que há uma preferência dos usuários para utilizar este tipo de demanda. São cerca de 22 milhões de pessoas utilizando o serviço através das plataformas disponíveis para os smartphones.
O motorista possui diversas vantagens ao utilizar os serviços destas gigantes do transporte. Ele pode trabalhar utilizando um carro alugado ou emprestado, se não possuir um veículo próprio. De fato, muitas pessoas vêm procurando este tipo de profissão para garantir um dinheiro extra no final do mês.
O interessante é que se pode trabalhar utilizando mais de um aplicativo, aumentando as chances de ser chamado por um usuário. Todavia, é uma profissão em alta, que proporciona grandes benefícios a quem se dedica ao transporte urbano. Veremos a seguir algumas vantagens da profissão.
1 – Ser seu próprio chefe
Trabalhar em uma empresa e ter um chefe não é o fim do mundo. No entanto, o profissional autônomo possui uma maior liberdade de atuação, sem precisar prestar contas sobre seu serviço. Para muitos, essa é uma grande vantagem. Aliás, muitos trabalhadores escolhem a área por essa razão.
2 – Fazer seu próprio horário
O trabalho com transporte urbano pode ser feito em qualquer horário, inclusive à noite. Como muitas pessoas não gostam de acordar cedo para ir trabalhar, essa pode ser uma ótima pedida. Além de escolher a hora que irá atuar, o profissional também tem a liberdade de escolher o número de horas.
3 – Tirar férias
Outra vantagem de se trabalhar utilizando as plataformas digitais de transporte é a possibilidade de se escolher o seu período de férias. Normalmente quem trabalha com carteira assinada precisa esperar o ano todo para descansar. O motorista de aplicativo tem a liberdade para organizar o calendário referente a seu trabalho.
4 – Conhecer novos lugares
A princípio, quem trabalha com plataformas de transporte urbano acaba por conhecer diferentes lugares e pessoas. Ele pode entrar em contato com vários usuários do serviço e atua por toda a cidade. É uma boa maneira de se trabalhar, visto que ele tem a possibilidade de ter experiências relacionadas à região onde vive.
5 – Receba o dinheiro quando quiser
As plataformas como a Uber e a 99 Po permitem a seus usuários receber seu dinheiro a qualquer momento. A transferência do valor pode ser feita todos os dias, com exceção dos fins de semana. Em alguns casos, pode-se optar pela arrecadação semanal. Aliás, existe inclusive a possibilidade de se ter um cartão de crédito das empresas.
6 – Não é necessário ter um carro próprio
Essa é uma outra grande vantagem de se trabalhar com o transporte por aplicativo. Pode-se alugar um carro sem maiores problemas. Ademais, o motorista só precisa se preocupar em encher o tanque, não há a necessidade de fazer a manutenção e a revisão do veículo. Se quiser, também é possível pedir um carro emprestado de um parente ou amigo.
7 – Tranquilidade para dirigir
Com a ajuda do aplicativo de transporte urbano, o motorista pode ficar tranquilo para ir às regiões da cidade indicada pelos usuários. Através do celular, ele pode escolher seu melhor caminho, evitando inclusive engarrafamentos. Além disso, ele não se perde na cidade, podendo ir a lugares desconhecidos.
8 – Descontos no combustível e na revisão
O profissional autônomo ainda possui benefícios relacionados ao seu gasto com combustível e com a revisão do carro. Várias redes de oficinas, lava rápido e postos de gasolina oferecem descontos aos usuários dos aplicativos de transporte urbano. Dessa forma seus gastos relativos ao trabalho são menores.
9 – Receba de acordo com a demanda
O motorista da Uber e da 99 Pop ainda tem a vantagem de poder trabalhar mais e receber de acordo com a demanda. Alguns aplicativos iniciam o trabalho com um valor estipulado que pode aumentar de acordo com o tempo e a distância percorrida. Em conclusão, se o profissional precisar de uma renda maior, pode trabalhar por mais horas.