Empregador web é um espaço online que foi pensado para contribuir, acelerar e trazer mais segurança durante o desenvolvimento das alterações relacionadas a causas trabalhistas, bem como também na solicitação do pagamento do seguro-desemprego. Na matéria dessa sexta-feira (10) do Notícias Concursos você verá que muitos serviços e funcionalidades passaram a ser online depois da pandemia e essa realidade não irá mudar mais.
O empregador web é uma plataforma criada de forma que as instituições possam enviar a solicitação do seguro-desemprego dos seus empregados. Assim como diversas outras funções governamentais passaram a ser digitais nos últimos meses, o requerimento do benefício para cidadãos demitidos sem justa causa não foi diferente, visando agilizar e facilitar a vida das pessoas.
Portanto, confira: Caixa Tem libera dinheiro extra para os trabalhadores; veja como receber
Antes do surto da Covid19, a maioria dos processos do Governo acontecia de forma presencial ou, no máximo, através do telefone. Tudo isso teve a necessidade de se atualizar rapidamente, assim que os primeiros casos do coronavírus começaram a surgir no país.
Com o isolamento imposto, muitos serviços passaram para o formato digital, e com a solicitação do seguro-desemprego não foi diferente. Esse período de quarentena coincidiu com o aumento de demissões causadas pelo fechamento do comércio.
Dessa forma, veja: IPCA: inflação desacelera 0,47% em maio
As pessoas tinham que solicitar o benefício de forma segura, portanto, criaram-se esses processos. O Ministério do Trabalho e Emprego pensou em tudo, visando deixar os passos mais rápidos e seguros. Outra funcionalidade foi adicionada ao sistema atualmente, que é a declaração para alterações contratuais.
A plataforma está disponível desde 2015 e garantiu mais eficiência para as empresas. No empregador web, elas puderam contar com uma unificação de diversas informações, além de ter diversos documentos disponíveis de forma online.
De acordo com o próprio site do Governo, antes esse processo era muito burocratizado. Mas, agora conta com essa facilidade, que visa agilizar a vida tanto das empresas quanto dos funcionários.
O uso da plataforma demanda um certificado online, de forma a proporcionar mais segurança a todos envolvidos no processo. Dessa forma, para gerar um seguro-desemprego, o empregador deve ir até a plataforma do serviço que disponibilizamos acima, solicitar o seguro e uma audiência. Esse requerimento chega ao Ministério do Trabalho e agora tudo fica nas mãos do empregado.
Em seguida, o colaborador deverá realizar esse agendamento no Ministério do Trabalho. Ele também precisará colocar alguns dados da empresa na plataforma e seguir as demais orientações para conseguir acessar seu benefício. Ou seja, o empregador web facilitou bastante esse processo tanto para empresas como para colaboradores.
Então, leia mais: BPC INSS 2022: Saiba quem tem direito receber R$ 1.212