Empreender no nicho de cabelos
Conheça prós e contras de trabalhar neste ramo
Empreender no ramo de cuidado capilar pode ser muito vantajoso, mas exige muita atenção do empreendedor. Afinal, um erro básico no cabelo do cliente é problema para o investimento. Por isso que hoje, nós vamos indicar se vale a pena empreender no nicho de cabelos, além de identificar os prós e os contras.
Por que investir no nicho de cabelos?
São muitas opções de investimento no nicho de cabelos, uma vez que ele pode estar aliado a outros serviços também. Normalmente, este tipo de negócio se relaciona com a abertura de um salão de beleza, que tem como base de serviço: o corte, a coloração e os tratamentos capilares, bem como a venda de produtos cosméticos para cabelos.
Mas, antes de abrir seu próprio negócio, ou investir em uma franquia de cabelos, você precisa saber os prós e os contras deste empreendimento.
Quais são os prós e os contras de empreender no nicho de cabelos?
Apresentaremos na sequência, os prós e os contras de se investir no nicho de cabelos:
É um nicho em expansão no Brasil
Não é qualquer pessoa que consegue cortar o seu cabelo em casa, pois precisa ter conhecimento e ser expert no assunto. Assim, independente da crise financeira, a necessidade de cortar e tratar os cabelos é evidente.
Afinal, o cabelo é a identificação da pessoa e ninguém quer sair de casa com o cabelo cortado torto, com sinais de que faz coloração, ou falta de tratamento. Dá uma impressão ruim para as outras pessoas, parecendo até que você não se cuida.
Possibilita a atuação com serviços para cabelos e revenda de produtos
Ao abrir um negócio no nicho de cabelos, é possível que você ofereça serviços de corte, coloração e tratamento para cabelos e, além disso, revenda produtos para tratamento em casa.
Juntamente com este serviço de cabelos, existe a possibilidade de expandir para ofertar serviços de manicure e pedicure, tratamentos de pele, serviços de estética, design de sobrancelhas, entre tantos outros.
Esta variedade de serviços oferecidos num salão de beleza é vantajosa, uma vez que, não existindo serviços numa área, é possível atender outras áreas e ainda revender produtos mais específicos de cada setor.
Possui alta demanda e um público variado
A grande demanda chega ao negócio durante o todo, pois todas as pessoas se preocupam com a sua aparência. Mesmo em momentos de crise, não deixam de investir nelas mesmas.
O público atendido é muito variado, podem ser homens, mulheres de diferentes idades e o público infantil.
Estas duas razões também são vantagens de se investir no nicho de cabelos: alta demanda e variedade de público para atendimento.
Fidelização de clientes
Os clientes que gostam dos serviços apresentados, se tornam fiéis a aquele salão de beleza para o cuidado com seus cabelos em específico.
Realize um trabalho de qualidade e com conhecimento, pois, assim, você vai conseguir fidelizar os seus clientes. Se o seu público gostar do trabalho, ele tem necessidade periódica de utilizá-los novamente. E como todos tem os seus produtos preferidos, terão também o profissional de cabelos de preferência, que pode ser você.
Uma opção de fidelização do cliente, é oferecer os combos de serviços com preços menores.
Grande concorrência no mercado
A concorrência no mercado de cabelos é grande e isso se torna uma desvantagem. Somente a qualidade dos serviços oferecidos pode se tornar o diferencial do seu salão de beleza diante da concorrência.
Além disso, é preciso ter como diferencial: cumprir o horário marcado, pois ninguém gosta de marcar um horário e ter que esperar para ser atendido. Outro ponto a considerar, é ter cuidado para que o salão não seja um local de fofoca, o que se conversa no salão, fica no salão.
Possuir elevado padrão de qualidade
O padrão de qualidade no nicho de cabelos somente é possível a partir de investimentos em conhecimento, cursos e treinamentos. Estar sempre “antenado” às tendências de cuidados capilares e conhecer o corte que é possível fazer com aquele cabelo em específico também é um padrão de qualidade.
Sempre que for pedido orientação, o cabeleireiro deve saber qual é o corte que mais combina com o tipo de rosto da cliente e as possibilidades. Nem sempre aquele cabelo da atriz da televisão ficará bem para o cliente.
Por fim, agora você tem a resposta da pergunta: Vale a pena investir no nicho de cabelos? Sim! Certamente vale muito a pena, mesmo que a competitividade seja acirrada, pois é totalmente possível que você tenha o seu diferencial para se destacar neste ramo de beleza.