Inovação para o varejo da moda

O momento é oportuno para oferecer experiências mais humanas e empáticas, segundo especialistas.

Inovação para o varejo da moda, entre elas a valorização da experiência da compra, avaliada como uma das maiores oportunidades, de acordo com especialistas.

Eles afirmam que o momento é oportuno para oferecer experiências mais humanas e empáticas, fortalecendo assim vínculos com as marcas.

Porém, com o retorno das atividades dos comércios, depois de um longo tempo devido a pandemia, o varejo de moda vem enfrentando grandes desafios.

Dicas sobre inovação

O Sebrae realizou na última quarta-feira (22/07) uma live para falar sobre o assunto.

Dessa live participaram a fundadora da Vimer Experience Merchandising, Camila Salek e a analista de Competitividade do Sebrae, Anny Santos.

Segundo Camila Salek, esse é o momento dos comerciantes “reaprenderem a varejar” e oferecer uma experiência mais assertiva e humanizada para os clientes.

Camila Salek ainda acrescenta que a forma de vender deve ser ponderada. Segundo ela nesse momento não há regras específicas de como tratar os clientes.

O maior foco é se colocar no lugar dos consumidores, ser empático e entender o momento de cada um.

Anny Santos, especialista em varejo, afirmou que a retomada de sucesso se dará com a junção de cuidados com a saúde e a inovação.

Inclusive o Sebrae disponibiliza um conjunto de orientações para o setor de saúde, gratuitamente no site.

Mercado de Moda no Brasil

Marcelo Prado, diretor titular adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário da Fiesp (Comtextil), em 2017 realizou um balanço do setor têxtil e de confecção, e apresentou uma perspectiva que até 2021 o setor teria um crescimento de 3,1% ao ano.

Dicas sobre varejo

O varejo está sempre em constante mudança.

Portanto, é preciso estar sempre bem atualizado e informado, para melhorar suas vendas e adequar sua empresa aos novos processos do mercado.

Em 2020 o comércio deve registrar um avanço anual no volume de vendas em sete anos.

Estima-se que o aumento chegue a 5,5% no varejo ampliado e 3% no varejo restrito, segundo dados fornecidos pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

E a inovação mais uma vez é uma grande tendência nesse mercado. Esse investimento em inovação serve para otimizar processos, com foco em transformar e personalizar a experiência do cliente.

Portanto, a seguir vamos dar algumas dicas de tendências no varejo em 2020 e de como a tecnologia pode ajudar nesse momento.

  • Ter uma marca com valores.
  • Personalizar seus produtos – o diferencial nos dias de hoje é essencial.
  • Agilidade na entrega – o delivery além de ter aumentado na pandemia, facilitou para que as entregas sejam entregues mais rápidas.
  • Investimento no e-commerce – O e-commerce já é considerado o shopping center virtual, tornando o seu site uma vitrine para os compradores.
  • Investimento em sistemas (ERP) e simplificando as formas de pagamento, e automatizando esses processos.
  • Adquirir métodos que tornem seus pagamentos mais seguros, impedindo assim fraudes, deixando assim o cliente mais seguro.
  • Analise bem seus clientes, entenda suas necessidades e crie estratégias de vendas relacionados a eles, e seus gostos.

Por fim, é importante lembrar que a tecnologia só vem aumentando, e a tendência é que mesmo depois da crise, as vendas online continuarão crescendo, por isso aproveite esse momento para ir se preparando para esse novo momento de vendas e do mercado.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.