Pró-labore no Empreendedorismo

Pró-labore do empreendedor

Já falamos sobre a importância de separar a sua pessoa física da sua pessoa jurídica, inclusive nas finanças. Todavia, é importante que o empreendedor entenda todos os processos pertinentes a gestão do negócio, incluindo o pró-labore.

Pró-labore é uma maneira de remunerar os sócios de uma empresa. Sendo um valor pago como se fosse um salário, e essa separação é fundamental na saúde financeira de uma empresa.

Importante para todas as empresas

Independentemente do tamanho da empresa, é importante que seja estabelecido um valor de pró-labore, uma vez que esse valor financia as despesas pessoais dos sócios.

A forma de calcular esse valor é variável, podendo ser fixa, ou ainda baseada num percentual do lucro líquido mensal. Ainda há a opção de estabelecer esse valor de pró-labore de acordo com a função exercida por cada sócio.

Como determinar o valor do pró-labore?

Para determinar o valor de pró-labore da sua empresa, primeiramente deve ter o domínio de suas finanças pessoais, sabendo os valores necessários para a manutenção do seu estilo de vida.

Caso entenda que o fluxo de caixa da sua empresa ficará prejudicado se retirar esse valor, cabe fazer um planejamento para aumentar suas vendas.

O seu fluxo de caixa comporta seus gastos pessoais?

Caso o seu fluxo de caixa comporte o seu pró-labore, ou dos seus sócios, determine uma data para essa retirada. Contudo, não retire valores da empresa fora desse dia determinado.

Essa separação é fundamental para o sucesso financeiro da empresa. Sendo assim, determinar o pró-labore é uma forma de organizar as finanças de uma empresa. Por isso essa maneira de organizar as finanças não deve ser ignorada dentro empreendedorismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.