Como fazer a gestão financeira do pequeno negócio?

Se deseja realizar a devida gestão das finanças do seu negócio, neste artigo indicamos o caminho para que possa ter sucesso nessa vertente tão importante para uma empresa.

Gestão financeira no empreendedorismo

A administração de uma empresa requer acompanhamentos, independentemente do tamanho do negócio. Inclusive, se a devida gestão for feita desde o início do negócio, as chances de sucesso em todas as metas aumentam.

Entretanto, embora a gestão de uma empresa fique mais complexa conforme essa empresa cresce, é exatamente por isso que se deve realizar os planejamentos de todas as áreas.

A gestão financeira do pequeno negócio solicita atenção, foco e planejamento, tanto quanto em outras empresas maiores.

A gestão financeira é um conjunto de procedimentos que se relacionam com a finalidade de planejar, executar e controlar as atividades financeiras.

Para iniciar a gestão financeira de uma pequena empresa o primordial é separar as despesas pessoais das despesas da empesa.

Após realizar a separação entre a pessoa física e pessoa jurídica, deve realizar alguns outros controles dentro da rotina:

Gestão do caixa

Refere-se a administrar todos os valores que entram e saem que podem ser valores de vendas, despesas básicas, entre outros.

Administrar o fluxo de caixa

Mantenha o fluxo de caixa sempre atualizado para saber exatamente qual é a sua receita e quais são as suas despesas.

Importante salientar que deve manter o fluxo de caixa projetado, pois poderá se antever a possíveis crises e gastos emergenciais.

Renegociação

Renegociar os prazos com os fornecedores, buscando prazos cada vez mais longos. Se possível, avaliar a possibilidade de trocar de fornecedor desde que o seu produto permita e a qualidade não caia.

Busque taxas menores

Verifique junto as operadoras de cartão de crédito e débito se é possível diminuir as taxas vigentes. Haja vista que atualmente são muitas fornecedoras desse serviço no mercado, e as possibilidades de chegar até a isenção existem.

Ainda que realize todos esses controles dentro da sua rotina, deve fazer o planejamento estratégico da área. Somente com as devidas ações estará zelando pelas finanças do seu negócio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.