O empreendedor precisa atuar de maneira direta e objetiva considerando os diversos fatores que impactam a economia, o desejo de compra do cliente e, por conseguinte, o sucesso de sua marca.
O mercado atual é inconstante e a volatilidade impacta o fluxo de oferta e demanda de forma direta. Por isso, é necessário que a empresa atue através das estratégias de gestão, de forma que possam direcionar seus valores e se antever às demandas.
Na era digital, o sucesso de uma marca pode ocorrer de forma não linear. Haja vista que nenhum dado oriundo de algum sistema ERP pode ser considerado como estático, porém, são dados que devem ser consultados para que a empresa consiga tomar decisões assertivas.
Por isso, na era digital, fatores que parecem opostos podem ser complementares. Haja vista que é necessário investir em fatores tecnológicos para que a gestão da empresa possa obter dados atualizados, de modo que tome decisões com base em dashboards e indicadores customizados.
No entanto, na era digital, é cabível que a gestão de uma empresa direcione suas análises também para fatores intangíveis que corroborem as métricas de gestão.
O desejo de compra do cliente deve ser acompanhado através da atualização constante do funil de vendas, bem como através de pesquisas realizadas junto ao público.
Entretanto, fatores indiretos também são fontes relevantes para a análise de pequenas empresas. Por exemplo, um retorno negativo em uma rede social pode não ser significativo em porcentagem, quando os resultados são mensurados. Porém, o cliente pode ter levantado uma questão que requer avaliação e mudança de fluxo.
Sendo assim, é muito importante que a gestão de uma empresa esteja preparada para que possa lidar com diversos fatores de modo direto e indireto.
Por isso, é necessário atrair o cliente através do inbound marketing, bem como é fundamental que a empresa ampare todos os fluxos que amparam a elevação das vendas de uma empresa, desde a gestão do estoque até a fidelização do cliente, passando por todo o fluxo de vendas.
Desse modo, a empresa deve minimizar gargalos no processo, de modo que evite o abandono do carrinho online. Assim sendo, a gestão da empresa ampara o seu crescimento e se direciona estrategicamente no mercado atual; considerando toda a sua volatilidade e todos os fatores diretos e indiretos.