É muito importante a viabilização estratégica para a sua entrada no empreendedorismo, visto que o mercado atual é dinâmico, volátil, e, portanto, inconstante.
Sendo assim, é fundamental que o empreendedor analise as tendências de mercado, independentemente de qual seja o seu segmento de atuação. Já que, devido a agilidade na fluidez das informações na era digital, todas as áreas precisam se atualizar, já que surgem novos entrantes no mercado que diariamente estimulam o desejo de compra do cliente.
Dessa maneira, podemos dizer que o cliente recebe muitas opções dentro de todos os produtos e serviços disponíveis no mercado. Por isso, o empreendedor precisa se amparar estrategicamente para que não fique aquém do seu potencial de mercado e, até mesmo, se torne obsoleto devido a ausência de inovação.
Por sua vez, a inovação é uma exigência inerente à era digital, ao passo que é um fator intangível. Por isso, pode ser muito difícil que um entrante no empreendedorismo consiga inovar.
Todavia, há estratégias para que você faça esse direcionamento da inovação. Por exemplo, você pode entregar ao cliente produtos ou serviços inéditos no mercado, bem como, você pode inovar através da maneira como você fará esse serviço, no caso de uma customização.
Além disso, é possível que você inove indiretamente através de um sistema integrado e dinâmico que faça uma comunicação interna importante para que os setores da empresa funcionem e o cliente possa ser respondido assertivamente e de forma rápida.
Sendo assim, a inovação também diz respeito ao escopo dos projetos, ao sistema, ao treinamento da equipe, dentre outros fatores. Decerto, podemos dizer que a inovação é um fator holístico.
Por isso, o empreendedorismo atual é uma fonte de oportunidades para quem atua de maneira estratégica, sendo inclusive um ponto positivo para um entrante no mercado, já que ele pode alcançar a liderança dentro de um determinado nicho de atuação, ainda que a sua marca seja nova.
Todavia, é preciso saber lidar com fatores externos não controláveis e também a empresa deve ter a adaptabilidade como um valor. Visto que a era digital exige constantes atualizações de fatores tangíveis e intangíveis.