A gestão de uma empresa no empreendedorismo atual deve considerar os fatores externos para o direcionamento dos fatores internos de forma assertiva. Por isso, o investimento em tecnologia e a adaptação de ferramentas de gestão fazem parte de uma ação estratégica desde o surgimento da marca no mercado.
O empreendedor precisa considerar a necessidade de atualização constante, já que estamos na era da internet das coisas e o fluxo de informações modifica o fluxo de oferta e demanda de forma contínua. Sendo assim, é importante investir em uma ferramenta tecnológica desde o início da atuação da marca.
Por meio de uma ferramenta tecnológica específica, a empresa pode customizar os seus indicadores e obter métricas confiáveis para direcionar a sua gestão, atuando com antecipação de demandas e lidando de maneira resolutiva com a demanda atual.
Além disso, um sistema de gestão ERP permite que a empresa amplie o seu potencial de mercado. Já que é possível direcionar o seu produto para o seu público na internet e nas lojas físicas, como é o caso da tecnologia omnichannel. Visto que permite a customização de processos e a expansão de canais de venda e atendimento.
Sendo assim, é importante que a gestão de uma empresa tenha o atendimento ao cliente como um conceito empresarial que deve ser considerado em todas as etapas do processo da marca, e não somente no contato entre o cliente e a empresa. Visto que, quando ocorre esse contato, geralmente, já foi gerada uma insatisfação no cliente, que pode ser de difícil reversão.
Portanto, é necessário que uma empresa entre no mercado de maneira dinâmica e atualizada, considerando a necessidade de investir em tecnologia de forma direcionada. Visto que o investimento em tecnologia deverá ocorrer em algum momento da atuação empresarial. No entanto, quando esse investimento é direcionado de forma planejada ele se torna eficiente e inovador.
Dessa forma, uma empresa pode alcançar o seu potencial de mercado, destacando-se dentro do seu nicho de atuação através do investimento correto em tecnologia e do direcionamento estratégico do seu produto ou serviço.
Sendo assim, a alteração do fluxo de oferta e demanda, oriundo da economia, pode ser uma oportunidade para uma empresa de pequeno porte que atua de forma planejada, tecnológica e atualizada.