Empreendedorismo: Conteúdo Estratégico no Ensino Médio
Empreendedorismo se consolida como conteúdo estratégico para estudantes do ensino médio.
O empreendedorismo é um conteúdo transversal e estruturante para o estudante brasileiro, que precisa ser levado para o aluno desde o ensino infantil até o ensino médio.
A avaliação é do Rossieli Soares, secretário de educação do Estado de São Paulo.
Ele coordena também a frente nacional de currículo e novo ensino médio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
A live onde foi realizada a análise, debateu sobre a introdução do empreendedorismo no currículo escolar, realizada na quinta-feira(16).
Sobre o encontro
O encontro contou com as participações do presidente do Sebrae, Carlos Melles, o superintendente do Sebrae SP, Wilson Poit, e da Kátia Smole, diretora do Mathema.
Segundo Rossieli, empreender não é só abrir uma empresa. É empreender para a vida.
E para isso é preciso começar desde cedo. Ele destaca a arquitetura do novo Ensino Médio como um dos quatro eixos estruturantes.
Rossieli ainda ressaltou que o empreendedorismo está presente em todos os novos itinerários formativos e reconhecer a importância da parceria estratégica com o Sebrae.
“Educação e empreendedorismo vão andar sempre lado a lado. Educar para o século 21 é apresentar ao aluno a possibilidade do empreendedorismo” frisou.
Segundo o secretário, cerca de 2,5 milhões de alunos nos anos finais do ensino médio da rede pública de SP já contam com a oportunidade de participar de palestras de empreendedorismo como:
- Opção de carreira
- Oficinas sobre como desenvolver negócios inovadores
- Oficinas de Pitch (Apresentação verbal e concisa de ideia)
Para Carlos Melles, presidente do Sebrae, o mercado de trabalho do séc. XXI exige uma profunda revisão de antigos paradigmas da educação e impõe novos desafios aos educadores.
Segundo ele, o Sebrae desenvolveu, nas últimas décadas, um conjunto de metodologias e ferramentas pedagógicas.
Ferramentas essas adequadas à promoção do conhecimento, de forma multidisciplinar, em todos níveis de ensino, integrando conteúdo à prática.
Um exemplo é o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), criado em 2013, e que já alcançou 4,5 milhões de crianças e jovens.
Por meio do programa, 165 mil professores, em mais de 9 mil instituições, foram capacitados nessa metodologia.
Sebrae como referência
O Sebrae lançou durante a live uma cartilha que traz referências teóricas e metodológicas para subsidiar a inclusão do empreendedorismo no ensino dos estados e municípios brasileiros.
As soluções são voltadas tanto para estudantes quanto para professores.
O documento enumera iniciativas – presenciais e a distância – lideradas pelo Sebrae, e estão disponíveis aos gestores escolares que desejarem colocar a educação empreendedora em prática.
Para ter acesso a cartilha, basta acessar no link.