Empatia e Simpatia: Qual a diferença?

É “empatia” ou “simpatia” que você está demonstrando? Embora as duas palavras sejam frequentemente usadas de maneira incorreta de forma intercambiável, a diferença em seu impacto emocional é importante.

Empatia, como a capacidade de realmente sentir o que outra pessoa está sentindo – literalmente “caminhar uma milha em seus sapatos” – vai além da simpatia, uma simples expressão de preocupação com o infortúnio de outra pessoa.

Levado ao extremo, a saber, sentimentos profundos ou extensos de empatia podem, na verdade, ser prejudiciais à saúde emocional. Conheça os dois conceitos!

Simpatia

Simpatia é um sentimento e uma expressão de preocupação por alguém, muitas vezes acompanhada do desejo de que ela seja mais feliz ou melhor. “Nossa, espero que a quimioterapia ajude.” Em geral, simpatia implica um nível mais profundo e pessoal de preocupação do que piedade, uma simples expressão de tristeza.

No entanto, ao contrário da empatia, a simpatia não significa que os sentimentos de alguém por outra pessoa sejam baseados em experiências ou emoções compartilhadas.

Empatia

Como tradução para o inglês da palavra alemã Einfühlung – “feeling into” – feita pelo psicólogo Edward Titchener em 1909, “empatia” é a capacidade de reconhecer e compartilhar as emoções de outra pessoa.

A empatia requer a habilidade de reconhecer o sofrimento de outra pessoa do seu ponto de vista e de compartilhar abertamente suas emoções, incluindo sofrimento doloroso.

É constantemente confundida com simpatia, piedade e compaixão, que são meramente o reconhecimento da angústia de outra pessoa.

  • Piedade geralmente implica que a pessoa que sofre não “merece” o que aconteceu com ela e é impotente para fazer qualquer coisa a respeito.
  • A pena mostra um grau inferior de compreensão e envolvimento com a situação da pessoa que sofre do que empatia, simpatia ou compaixão.
  • A compaixão é um nível mais profundo de empatia, demonstrando um desejo real de ajudar a pessoa que sofre.

Detalhes sobre a empatia

Como requer experiências compartilhadas, as pessoas geralmente podem sentir empatia apenas por outras pessoas, não pelos animais. Embora as pessoas possam ter simpatia por um cavalo, por exemplo, elas não podem ter empatia de verdade por ele.

Os psicólogos dizem que a empatia é essencial para formar relacionamentos e agir com compaixão para com os outros. Uma vez que envolve experimentar o ponto de vista de outra pessoa – sair de si mesmo – a empatia permite comportamentos genuinamente auxiliares que vêm fácil e naturalmente, em vez de ter que ser forçada.

Pessoas empáticas trabalham com eficácia em grupos, fazem amizades mais duradouras e são mais propensas a intervir quando veem outras pessoas sendo maltratadas. Acredita-se que as pessoas começam a demonstrar empatia na infância, assim como desenvolvem o traço ao longo da infância e adolescência.

Apesar de seu nível de preocupação com os outros, entretanto, a maioria das pessoas tende a sentir uma empatia mais profunda por pessoas semelhantes a elas em comparação com pessoas de fora de sua família, comunidade, raça, etnia ou formação cultural.

Os três tipos de empatia

De acordo com o renomado psicólogo e pioneiro no campo das emoções, Paul Ekman, Ph.D., há três tipos distintos de empatia:

  1. Cognitiva: também chamada de “tomada de perspectiva”, a empatia cognitiva é a capacidade de compreender e prever os sentimentos e pensamentos dos outros imaginando a si mesmo em sua situação.
  2. Emocional: intimamente relacionada à cognitiva, a emocional é a capacidade de realmente sentir o que outra pessoa sente. Ou então pelo menos sentir emoções semelhantes às dela. Na empatia emocional, sempre há algum nível de sentimentos compartilhados. Além disso, pode ser uma característica entre as pessoas diagnosticadas com síndrome de Asperger .
  3. Compassiva: impulsionadas por sua profunda compreensão dos sentimentos da outra pessoa com base em experiências compartilhadas, as pessoas compassivamente empáticas fazem esforços reais para ajudar.

E então, você sabia a diferença entre empatia e simpatia?

Não deixe de ler também – Inteligência emocional: Um guia para estabelecer o equilíbrio em sua vida

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.