As eleições 2022 estão cada dia mais próximas. Um total de 156.454.011 eleitores estão aptos a votar no dia 2 de outubro, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os eleitores estão divididos em 5.570 municípios brasileiros, além de 181 cidades no exterior. As eleições 2022 acontecerão em 496.512 seções eleitorais de 2.637 zonas eleitorais.
Os votos serão para os seguintes cargos:
Caso haja a necessidade de um segundo turno, o mesmo já está previsto para o dia 30 de outubro. Vale ressaltar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um simulador de urna eletrônica que oferece uma experiência aos eleitores interessados.
São obrigados a votar todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos e para pessoas com mais de 70 anos analfabetos.
O eleitor que não votar e não justificar a ausência, deve prestar contas no cartório eleitoral. Sem o comprovante de votação, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos, como:
Quem não votar em três eleições consecutivas, considerando cada turno de uma eleição, e não justificar sua ausência terá sua inscrição eleitoral cancelada. Todavia, essa punição não se aplica para quem o voto é facultativo, como:
Embora ocorram nos domingos, os dias eleitorais são considerados feriados. Neste sentido, quem trabalha nos domingos, por exemplo, deve se atentar a alguns pontos. Isso porque, mesmo que seja feriado, a empresa não é impedida de convocar o seu funcionário para jornada de trabalho.
Nesses casos, veja como funciona os direitos trabalhistas:
Quando há convocação pela empresa
O trabalhador pode ser convocado pela empresa no dia das Eleições, no entanto, é necessário respeitar esses fatores.
Nos casos em que houver necessidade de viajar para votar, a empresa não poderá descontar o dia não trabalhado.
Trabalhadores das eleições
Os mesários das eleições também devem se atentar as regras. Em suma, o trabalhador tem direito a duas folgas, acordadas junto ao empregador. Isso vale tanto para os trabalhadores públicos quanto para aqueles que atuam no setor privado.