O segundo turno das eleições se aproxima e muitos eleitores aguardam os debates presidenciais para poderem acompanhar as propostas dos candidatos antes da votação.
Os que estão no aguardo, poderão acompanhar o primeiro debate presidencial do segundo turno neste domingo (16), entre os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). O evento será transmitido ao vivo na Band, às 20h
No primeiro turno, Lula recebeu 48,4% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro, atual presidente da república, recebeu 43,2%. Recentemente, os assessores dos partidos de ambos os candidatos ajustaram os últimos detalhes do encontro para o debate político.
Como funcionará o debate deste domingo?
Neste debate, a rede Bandeirantes também terá a parceria da TV Cultura, UOL e Folha de S. Paulo para a discussão. Além disso, a emissora também vai contar com a participação do Google e do YouTube para realizar a transmissão do evento neste domingo (16).
Para fins de organização, foi decidido que candidato Jair Bolsonaro será posicionado à direita nos estúdios da emissora, enquanto Lula será posicionado à esquerda. Vale ressaltar que a ordem das perguntas e respostas também já foram definidas. Na ação, os candidatos poderão controlar o seu tempo entre resposta e tréplica, como nos debates anteriores.
De acordo com o diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre, as regras estabelecidas serão muito eficientes pois vão garantir melhores condições e tempo suficiente para que os candidatos emitam as suas opiniões. “Eles ocuparão cerca de 80% desse debate perguntando, respondendo, replicando ou treplicando”, disse.
Esse confronto pode ser o maior até momento, visto que as discussões se concentram entre apenas dois candidatos.
Próximos debates
Após o confronto deste domingo (16), os candidatos à presidência da república se enfrentarão novamente no próximo dia 28, que cairá numa sexta-feira. O debate terá transmissão da rede Globo, com início às 21h30.
Além disso, a emissora Globo confirmou o novo debate entre os candidatos ao governo do estado que também disputarão no segundo turno das eleições. O encontro vai acontecer no próximo dia 27, que cairá numa quinta-feira, às 22h em todos as regiões.
Já é possível baixar o E-título para votar no segundo turno
O e-Título é um documento digital utilizado para substituir o Título de Eleitor físico. A plataforma oferece diversos serviços que facilitam bastante para os usuários, principalmente no período atual, de eleições.
No último dia 30, se encerrou o prazo para a realização do download do aplicativo. No entanto, no dia 03 o sistema foi liberado novamente para que os eleitores instalem e consigam utilizá-lo neste período.
Como usar o e-Título?
Inicialmente, é importante destacar que, para que haja liberação do título on-line, é necessário que o eleitor tenha sido registrado na Justiça Eleitoral anteriormente.
Sendo registrado, o cidadão pode ter acesso ao documento digital a qualquer momento, por meio dos sistemas Android e iOS. Após ter realizado a instalação do aplicativo em seu aparelho, o eleitor deve informar os seguintes dados pessoais:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Número de inscrição de seu título de eleitor;
- Nome da mãe;
- Nome do pai.
Feito isso, as informações que o cidadão fornecer vão se cruzar com as que constam no sistema da Justiça Eleitoral para que o acesso ao aplicativo seja validado.
Quais informações constam no documento?
No Título de Eleitor on-line o cidadão poderá ter cesso as seguintes informações:
- Nome;
- Data de nascimento;
- Município;
- Nome dos pais;
- Número do título;
- Número de zona eleitoral;
- Seção à qual o eleitor deve se encaminhar para participar do pleito.
Perdi meu título de eleitor, isso impede de votar no segundo turno?
As Eleições 2022 estão próximas, e muitas pessoas nem mesmo sabem onde está o seu título de eleitor. Em alguns casos, até perderam o documento e ainda não solicitaram uma segunda via.
Nessas situações, o eleitor deve se informar se é possível votar sem o documento oficial. Acontece que neste ano, o prazo para pedir a segunda via do título de eleitor já se encerrou