Eficiência e eficácia – Valor para a Administração
Segundo o dicionário Michaelis, eficiência se refere a capacidade de realizar bem um trabalho ou desempenhar adequadamente uma função, aptidão, capacidade, competência.
Ou seja, eficiente é todo aquele que tem a capacidade de realizar um trabalho bem feito de maneira adequada. No entanto, a eficiência é um valor para administração.
Resultados pretendidos e qualificação das demandas
Já a eficácia também é uma vertente fundamental, haja vista que segundo o mesmo dicionário, eficiente é algo qualificado, que pretende ser infalível ou seguro.
Sendo assim, eficiente é algo feito da melhor maneira possível sem desperdícios ou falhas. Já a eficácia diz respeito ao alcance dos resultados pretendidos.
Equilíbrio entre ação e resultado
Por isso, a eficiência e a eficácia são termos utilizados na administração. Bem como, habilidades inerentes aos profissionais. Todavia, também são características que podem ser trabalhadas.
No entanto, é fundamental que haja um equilíbrio entre o que é eficiente e o que é eficaz. Uma vez que a eficiência se refere a um processo feito da forma correta, no caso, conforme combinado.
Objetividade intangível e ambiente colaborativo
Já a eficiência se refere muito mais a os resultados. Ainda assim, o equilíbrio entre os meios e a finalidade são fundamentais dentro dos processos da empresa.
Por isso, a eficiência e a eficácia são valores empregados na Administração. Ao passo que é possível gerenciar uma equipe, bem como a empresa pode implementar ações visando o alcance da objetividade intangível de sua eficiência eficácia. De modo que essa intangibilidade se dissolve na rotina e torna o ambiente colaborativo e produtivo.